Conab inicia fiscalização de grãos em 14 estados
A colheita da soja foi suspensa em função do excesso de chuvas durante o Feriado de Páscoa no Rio Grande do Sul. Em pelo menos três dias do Feriadão, os trabalhos no campo tiveram que ser interrompidos.
Conforme a MetSul Meteorologia, diversas cidades do Centro para o Norte do Estado registraram entre 50 a 100 mm somente no domingo, volumes equivalentes à metade ou totalidade da média do mês de abril.
Para o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Produção Vegetal, Gilmar Francisco Vione, o retorno do sol no Estado gaúcho, no início desta semana, vai propiciar a retomada dos trabalhos de colheita nos próximos dias. "A colheita da soja deu uma paralisada durante o Feriadão de Páscoa, mas agora com o tempo firme as máquinas devem retomar os trabalhos na parte da tarde ou no mais tardar nesta terça-feira (07.04)", estima.
No entanto, Vione adverte que em regiões de baixada os trabalhos na lavoura devem prosseguir a partir de quarta-feira. Segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, mais de 80%, dos 698 mil hectares já foram colhidos na região da Fronteira Noroeste e Missões. A produtividade da soja na área é de 44 sacas de hectare.
Em todo Rio Grande do Sul, a produção de soja deve atingir a marca inédita de 15 milhões de toneladas na safra 2014/15, segundo o Governo gaúcho. Na safra passada, foram colhidas 13,05 mi/t.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura