RS é representado em Congresso Orgânico Mundial na Coréia do Sul

23.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Garrastazu

De 28 de setembro a 5 de outubro de 2011, o produtor biodinâmico e diretor da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, João Volkmann, participa como palestrante do 17º Congresso Orgânico Mundial, na Coréia do Sul. O evento é promovido pela Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), instituição da qual o produtor gaúcho é membro integrante.

Segundo João Volkmann, a IFOAM é a entidade que determina as diretrizes básicas para este tipo de sistema produtivo, representa o movimento mundial de agricultura ecológica e funciona como uma plataforma de intercâmbio e cooperação internacional.

Durante o congresso, Volkmann fará uma palestra intitulada “Percepção das Forças Vivas nos Cultivos do Arroz”. Com esse tema, o produtor pretende mostrar aos agricultores, profissionais e demais participantes que é possível se dispor de um ambiente de alta fertilidade e abundância de energia, observando e levando em conta todo o seu entorno. “Vamos mostrar como a agricultura biodinâmica interage com o meio ambiente e o favorece tanto ecológica como socialmente, trazendo harmonia nas relações sociais e na relação do homem com o seu meio”, declara.

Outro ponto a ser destacado pelo agricultor é a redução na emissão de CO2, metano e óxido nitroso (gases de efeito estufa) pela qualidade do manejo da água, promoção da vivificação e fertilidade do solo pelo método biodinâmico e sem utilização de adubos sintéticos nitrogenados solúveis.

Além de participar do congresso, Volkmann deve visitar áreas de cultivo de arroz e universidades que desenvolvem pesquisa em arroz orgânico.

O termo biodinâmica é a composição de duas palavras: biológico e dinâmico.

Biológico se refere a uma agricultura inerente à natureza, que impulsiona os ciclos vitais através de adubação verde, consórcios e rotações de culturas, agrossilvicultura e integração das atividades animais e vegetais dentro da propriedade agrícola, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos solúveis (adubar significa vivificar a terra).

Dinâmico se refere ao conhecimento e aplicação pelo produtor dos ritmos formativos e de crescimento da natureza, o que na prática agrícola ocorre através do uso dos preparados biodinâmicos (à base de plantas medicinais, sílica e esterco aplicados de forma homeopática), harmonia com os ritmos naturais e estruturação da paisagem agrícola.

A prática da agricultura biodinâmica propicia o encontrar de uma relação espiritual e ética com o solo, com as plantas, com os animais e com o ser humano, vencendo uma concepção unilateral da natureza.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025