RS começa a segunda etapa da vacinação contra a aftosa

30.10.2012 | 21:59 (UTC -3)
Débora F. Viviam

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, lança, na próxima quinta-feira (1), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O ato acontece a partir das 8h30, em uma propriedade rural da região metropolitana, que será divulgada nesta terça-feira (30).

Serão distribuídas dois milhões e quinhentas mil doses de vacinas gratuitamente para os produtores que se enquadram nas regras do PRONAF. De acordo com o Coordenador da campanha de vacinação, veterinário Fernando Groff, devem ser imunizadas até o final do mês de novembro cerca de cinco milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.

A vacinação é obrigatória para bovinos e búfalos com idades entre 0 a 24 meses. O objetivo da campanha é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave e altamente contagiosa. Para que o processo de vacinação seja completo, é necessário, além da aquisição e aplicação da vacina no rebanho, apresentar a nota fiscal de compra das doses nas Inspetorias Veterinárias ou Postos da Secretaria da Agricultura, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria, durante todo o mês de novembro ou até cinco dias úteis após o término da campanha de vacinação.

A conscientização dos criadores quanto à importância da imunização dos bovídeos é fundamental para que se evite a introdução do vírus da febre aftosa no Estado. De acordo com Mainardi, manter o estado livre da aftosa com vacinação é uma tarefa que envolve, além do governo e seus técnicos, as lideranças rurais, prefeituras, e fundamentalmente os produtores. “Com cada um fazendo a sua parte, não teremos uma nova crise como a que ocorreu há 10 anos, e todos ganharemos”, concluiu.

Vilmar da Rosa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025