Rotam do Brasil tem novo comando

19.12.2014 | 21:59 (UTC -3)

A Rotam do Brasil anuncia a contratação de Ronaldo Pereira para a posição de Diretor Regional. Com sólido conhecimento do mercado agrícola brasileiro e internacional, o executivo será responsável por liderar os negócios da Rotam no Brasil. Contribuirá com sua experiência em gestão global e visão estratégica para dar continuidade aos projetos de crescimento e expansão da empresa no País, hoje direcionados pela meta global de U$ 1 bilhão em faturamento. Ronaldo Pereira já está integrado à empresa, mas iniciará oficialmente suas atividades a partir de janeiro. Antonio Carlos Damaceno, fundador da Rotam no Brasil e que ocupava o cargo, assume a vice-presidência de Soluções Agronômicas e Centro de Excelência para a Rotam Global.

Ronaldo Pereira atuou por mais de vinte anos nas áreas de Marketing, Desenvolvimento de Negócios, Vendas e Desenvolvimento de Produto da FMC. Possui ampla experiência multicultural, tendo realizado trabalhos no Brasil, Estados Unidos e México na liderança de equipes formadas por profissionais de mais de dez diferentes nacionalidades, além de ter visitado e desenvolvido negócios em diversos países de cinco continentes. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui especialização em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Crescimento médio de 20% ao ano

A Rotam está presente em mais de 60 países e entrega hoje para o agricultor soluções no campo desenvolvidas a partir de produtos de qualidade e de novas tecnologias na formulação, embalagens diferenciadas e uma linha de produtos com misturas inovadoras e exclusivas de moléculas de pós patente. “A agilidade no registro de novos produtos, suporte da matriz, além da qualidade e capacidade de entregar volumes de produtos a partir de um planejamento de compras de matéria prima, tem possibilitado uma resposta de crescimento rápido do mercado brasileiro”, lembra Ronaldo Pereira.

A Rotam possui uma carteira de 28 produtos e crescimento médio de mais de 20% ao ano. A empresa lidera o fornecimento de alguns produtos, como inseticidas (Bazuka – Metomil) e fungicidas (Odin 430SC - Tebuconazole), além de oferecer um portfólio completo nas culturas do milho e cana-de-açúcar. Além disso, a empresa possui produtos com ótima penetração entre os produtores, como Tebuzim , Mirza, Bamako e Saddler, entre outros.

Com previsão de faturamento superior a R$ 200 milhões em 2014 no Brasil, a Rotam investe 12% do faturamento global em desenvolvimento e novos registros. A unidade brasileira é responsável hoje por 30% do faturamento mundial da empresa. “Pretendemos crescer ainda mais nos segmentos chaves (culturas) da empresa, com a entrada em novos segmentos e com o lançamento de novos produtos, o que permitirá expandir a participação no mercado e desenvolver soluções inovadoras”, lembra Pereira.

E para se aproximar ainda mais do mercado e manter a confiabilidade conquistada nos últimos anos, a Rotam mantém uma estação experimental em Arthur Nogueira, interior de São Paulo. O local faz parte de uma rede global de muitas outras estações da empresa que são dedicadas à pesquisa de produtos. Aqui no Brasil também ajuda no estudo de aplicação dos produtos em território local (solo, vegetação, clima) e a exploração de novas soluções agronômicas, além de oferecer suporte técnico no dia a dia no campo e treinamento interno e externo para seus clientes. A empresa também possui um Centro de Logística em Indaiatuba, com localização geográfica estratégica, próxima ao porto de Santos e acesso às principais rodovias do país, o que permite o controle e gestão própria dos produtos para entregar com mais qualidade e agilidade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025