Rodada de negócios apresenta oportunidades para exportação de madeira

06.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

O surgimento de novos mercados na Ásia para a venda de toras e cavacos de pinus e de eucalipto foi o tema da rodada de negócios Novos Produtos para o Exterior, promovida pela Raz Export Trading, na tarde de quinta-feira (05), na ExpoGramado, em Gramado (RS), durante a 3ª Feira da Floresta. O diretor da empresa, Roque Aquilino Zatti, expôs a um grupo de produtores florestais gaúchos as alternativas para exportação para China, Taiwan e Vietnã de cavacos para produção de celulose e toras para construção civil, móveis e embalagens.

 

Segundo ele, há mercado potencial para embarque mensal de, pelo menos, 40 mil toneladas de toras e 20 mil toneladas de cavacos.

Zatti explicou que a demanda asiática deve ajudar a compensar a retração do mercado norte-americano, que até a crise financeira de 2008 figurava como um dos principais importadores da madeira de pinus gaúcha. "Antes da crise, os Estados Unidos importavam, por mês, um total de 500 mil metros cúbicos de madeira para cercas. Esse volume caiu para 50 mil metros cúbicos por mês", comparou.

 

Fonte: Feira da Floresta

feiradafloresta@gmail.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025