Evento de difusão tecnológica agrícola será abordado pela GVS
O plantio da safra 2010/2011 de milho foi praticamente encerrado esta semana. Apenas poucas áreas em pequenas propriedades, cuja produção se destina ao consumo e subsistência, ainda devem ser concluídas nos próximos dias. Apesar da irregularidade das chuvas, a maioria das lavouras apresenta desenvolvimento satisfatório, segundo dados do Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar.
As lavouras em fase de maturação apresentam excelente potencial produtivo. Os rendimentos obtidos nos 8% já colhidos têm superado as expectativas inicialmente previstas. Com a entrada da nova safra no mercado e com este sinalizando que, apesar da irregularidade do clima, o Estado poderá ter uma produção adequada às suas necessidades, o preço médio da saca de 60 kg começa a declinar lentamente. Mesmo assim, ainda permanece em patamares atraentes para o produtor, que a negocia a R$ 23,09 a saca.
No caso das frutas o destaque é para a melancia, com cerca de 80% da área semeada já colhida nos vales do Taquari e Caí. A qualidade este ano é muito boa, estando mais adocicada em razão das condições climáticas favoráveis no seu desenvolvimento. Na região Central do Estado, os frutos estão com excelente qualidade e com grande quantidade em oferta no mercado, mas os preços encontram-se em queda em decorrência desta maior disponibilidade de produto.
Permanece em ritmo rápido a maturação e colheita da safra do pêssego na região da Serra. Resta colher apenas 10% das frutas nos pomares que apresentam bom calibre e sanidade. Na região Sul, a colheita está em fase final, apresentando perdas entre 30% e 60%, devido às intempéries ocorridas.
Na Zona Sul foram registradas precipitações esparsas em um maior número de localidades, o que contribuí para amenizar o forte déficit hídrico que vem se registrando nesta região. Esta chuva, embora irregular e mal distribuída, favoreceu a manutenção das condições para o desenvolvimento das pastagens implantadas e do campo nativo em alguns municípios menos afetados.
O estado geral dos bovinos de corte é considerado razoável na maioria dos municípios que compõem a Metade Sul do Estado, com exceção dos municípios de Aceguá, Candiota, Quaraí e Dom Pedrito, na Campanha, e Pedras e Herval. Nestes locais a falta da água é mais acentuada e exige mais atenção em relação a dessedentação dos animais. Nas demais regiões do Estado, embora esteja sendo registrada irregularidade na distribuição, as chuvas têm contribuído para o desenvolvimento normal das pastagens, o que tem resultado em um bom desempenho da atividade.
Patrícia Strelow
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
(51) 2125-3104
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura