Revista da Adealq volta a circular dez anos depois

12.03.2015 | 20:59 (UTC -3)

Dez anos após ver interrompida a circulação da Revista da Adealq, a Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) retoma a veiculação da tradicional publicação, criada há 30 anos. Agora trimestral, a revista tem como objetivo cultivar valores e tradições da respeitada instituição de ensino fundada há aproximadamente 115 anos na cidade de Piracicaba, na região Noroeste do estado de São Paulo.

Principal referência acadêmica do ensino de agronegócios no Brasil, a Esalq mantém atualmente os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

O retorno da revista coincide com o lançamento do novo site da Adealq e também do aplicativo da associação.

Em 4 cores e média de 50 páginas por edição, a nova Revista da Adealq tem tiragem inicial de 4 mil exemplares e começou a circular no final do mês de fevereiro último, inclusive na versão digital disponível no site www.adealq.org.br. Sua produção foi financiada com recursos próprios da associação e apoio de empresas privadas. A pauta focaliza ‘esalqueanos’ e suas realizações dentro e fora do País, por exemplo.

A revista reserva espaço aos temas empreendedorismo, inovação, história da Esalq, gestão empresarial, empresas e negócios, eventos, notas & informações e ainda para “xodós” dos ex-alunos, como as repúblicas de estudantes, festas, os apelidos e personagens mais marcantes que frequentaram a Esalq desde sua fundação.

Na edição que circula até o final do mês de abril próximo são destacados os engenheiros agrônomos Antonio Carlos Marques da Costa, o Toninho - responsável pelo desenvolvimento do café em tubetes – e Paulo Varella Conceição, o Katuaba, atual vice-diretor da Bisset School of Business na Mount Royal University de Calgary, no Canadá. A trajetória da bióloga esalqueana Carolina Fernandes Nalon, que mudou o rumo de sua vida profissional e ajuda pessoas na busca da felicidade, é mais um atrativo da revista.

A publicação também traz uma entrevista com o ex-diretor da Esalq José Vicente Caixeta Filho, que deixou o cargo recentemente. Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, Caixeta Filho enumera contribuições relevantes da escola de Piracicaba ao agronegócio brasileiro. Revela ainda a estratégia adotada em sua gestão visando o futuro da instituição.

Na seção Gerações, a revista ressalta a trajetória universitária e profissional de quatro integrantes da família Carlucci, que estudaram na Esalq em diferentes épocas.

O uso da biotecnologia em favor da agricultura e da natureza, modelo de negócios da empresa SuperBAC, ocupa a seção Espaço Empresarial.

Para os saudosos das repúblicas de Piracicaba, a seção Repúblicas com A retrata a ‘Copacabana’, que completou 91 anos e foi fundada em 1923, por estudantes provenientes do Rio de Janeiro. Eles a batizaram inicialmente de República Copacabana Palace, uma alusão à inauguração, também naquele ano, do luxuoso hotel Copacabana Palace, na capital fluminense (à época a capital federal).

A nova revista da Adealq foi concebida pela diretoria da associação, atuante desde 2011, com apoio do presidente da entidade, Antony Sewell. O projeto editorial e a produção são da agência Make Inteligência Criativa, de Campinas (SP), com assessoria da agência Bureau de Ideias, Imprensa e Comunicação Estratégica. A versão digital da revista, disponível no site da Adealq, foi alvo de mais de 1 mil downloads nos últimos dias.

O Conselho Editorial da publicação é composto por membros e conselheiros da Adealq, professores e diretoria da Esalq. A próxima edição está prevista para o mês de maio próximo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025