Reunião técnica sobre análise de solos marca Dia Mundial do Solo

05.12.2014 | 21:59 (UTC -3)

Atualmente, 30% dos solos do planeta estão degradados ou em processo de degradação. Preocupados com a estatística, a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Solo. Em comemoração à data, o Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Ciência do solo promove nesta sexta-feira, no auditório da Estação Experimental Cascata, a 46ª Reunião Anual da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (ROLAS RS/SC).

No evento serão discutidos com os representantes do grupo, que inclui mais de 30 Laboratórios de Análise de Solo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as metodologias para a análise de solo e seu controle de qualidade. A realização de análise do solo é fundamental para o correto diagnóstico de sua fertilidade e imprescindível para o planejamento das necessidades de fertilizantes e corretivos a serem aplicados, visando produtividades elevadas aos cultivos e evitando o uso de tais insumos de forma indiscriminada, o que pode resultar em degradação do solo e do meio ambiente.

A diretoria atual do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo é formada por professores do Departamento de Solos da FAEM/UFPEL e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado.

O ano de 2015 foi eleito pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional do Solo, já que ele é considerado a base de sustentação da vida na terra e dele dependem a produção de alimentos e a qualidade da água. "É nosso papel, como profissionais da ciência do solo, fomentar o debate e esclarecer a sociedade sobre a importância deste recurso natural para a manutenção sustentável da vida no planeta", explica a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Walkyria Scivittaro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025