Divulgadas cooperativas que receberão recursos para capacitação
Em Corumbá (MS), o Projeto Biomas realizou a abertura da segunda etapa de reunião técnica na região do Pantanal. Os coordenadores nacionais do projeto, Gustavo Ribas Curcio, doutor em Engenharia Florestal e Alexandre Uhlmann, doutor em Botânica, apresentaram os procedimentos metodológicos aos participantes que irão constituir e consolidar um modelo de propriedade rural que utilize a árvore tanto para sistemas de produção como para sistemas de preservação. “Formamos um grupo de pesquisa para gerar e trocar informações no sentido de buscar soluções para uso sustentável da terra”, explica Curcio.
Durante a apresentação ao grupo que vai trabalhar no bioma Pantanal, os coordenadores comentaram a operacionalização das atividades. Os integrantes serão divididos em três áreas de atuação para trabalharem como complemento um do outro – Áreas de Preservação Permanente; de Reserva Legal e de Sistemas de Produção. Enquanto um grupo formula projetos para plantar árvores com foco ambiental, os demais, em áreas adjacentes, formulam projetos que atendam atividades produtivas. Concomitantemente, haverá necessidade de se iniciarem os trabalhos que precedem a produção de mudas – escolha de árvores matrizes, coleta e beneficiamento de sementes, implantação de viveiro, busca de empresa para plantio etc. Uma das vantagens do projeto é o tempo dilatado, que viabiliza ações de acompanhamento e desenvolvimento de árvores, naturalmente mais prolongados.
O pesquisador Alexandre Uhlmann detalhou os procedimentos que devem ser adotados pelos integrantes do projeto na região do Pantanal. “Agora eles devem submeter os projetos para aprovação do comitê regional. Após a aprovação, aquisição de produtos e com condições climáticas adequadas o processo deverá ser iniciado”, esclarece. Algumas das ações de pesquisa, dependendo da coleta de sementes, deverão começar ao final de 2013.
Eleito coordenador do comitê regional, doutor Walfrido Moraes Tomas apresentou, em fotos, a Fazenda Santo Expedito, que será a área escolhida para serem efetuadas as pesquisas em áreas de preservação e produção do Projeto Biomas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura