Reunião da ISO sobre EPIs agrícolas na Holanda terá representação brasileira

O pesquisador científico Hamilton Ramos, do CEA-IAC, representa o país no fórum de discussões em Utrecht, entre os dias 9 a 13 de setembro

03.09.2024 | 14:07 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Comissão da ISO internacional voltada a estudos sobre equipamentos de proteção individual da agricultura (EPI) reúne-se entre os dias 9 e 13 de setembro, na cidade holandesa de Utrecht. O encontro tem por objetivo debater mudanças em normas específicas da ISO, como 18889 e 27065, para luvas e vestimentas protetivas agrícolas, respectivamente. Na ocasião, o pesquisador brasileiro Hamilton Ramos (na foto) representará a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – e o programa IAC-Quepia.

Coordenado por Ramos há 17 anos, o programa IAC-Quepia, financiado com recursos privados, resulta de uma parceria entre o setor empresarial e o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado no município de Jundiaí.

Conforme Ramos, a reunião tratará ainda de uma nova norma da ISO, em estudo, focada na avaliação do conforto térmico de trabalhadores rurais usuários de vestimentas protetivas agrícolas.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Os EPI agrícolas constituem objeto de pesquisas do IAC-Quepia há 17 anos, segundo reforça o pesquisador brasileiro. São equipamentos largamente utilizados na agricultura mundial, visando a proteger o trabalhador rural nas aplicações de agroquímicos, além de auxiliar na utilização correta e agronomicamente eficaz dos produtos para controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

No Brasil, o trabalho de pesquisa do programa IAC-Quepia resultou na queda das reprovações de qualidade de EPI agrícolas fabricados localmente, que eram da ordem de 80% do montante analisado em laboratório, em 2010, para os atuais menos de 20%.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro