Retrospectiva: destaques da pesquisa brasileira com o café em 2008

13.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), responsável pela execução do maior programa de desenvolvimento do café do mundo, relembra algumas ações que noticiamos aqui na nossa página em 2008. Neste ano, o intercâmbio e a divulgação permanente dos resultados de pesquisas possibilitou a democratização do conhecimento aos agentes da cadeia produtiva, conferindo mais competitividade à cafeicultura brasileira. Reveja algumas dessas ações.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com o apoio do CBP&D/Café, lança quatro boletins técnicos com ênfase na cultura do café, destacando o estudo aprofundado de 18 profissionais com diferentes especialidades. As publicações relatam o histórico, biologia, danos e métodos de controle de ácaros, cigarras e cochonilhas farinhentas em cafeeiros, além de trazer uma abordagem inédita sobre o uso do silício na nutrição e defesa de plantas. Neste mês, professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançam a obra Café para Todos – A informação na construção de um comércio de café mais justo . Com o apoio do CBP&D/Café, a publicação reúne informações sobre a cadeia agroindustrial do café em prol de um comércio que permita remuneração adequada à classe produtiva. No dia 19 de janeiro, a ciência brasileira perdeu um dos mais notáveis estudiosos no ramo da agricultura, o professor da Esalq/USP, Eurípides Malavolta. Reconhecido internacionalmente, admirado entre seus pares e referência para várias gerações de pesquisadores, contribuiu sobremaneira para a evolução da cafeicultura nacional, destacado pelos estudos pioneiros na área de solos e nutrição de plantas.

O Iapar amplia experimentos e incentiva a adoção do kit-nematóide, tecnologia d esenvolvida pela equipe de pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), sob a coordenação do pesquisador Tumoru Sera . A metodologia do kit resistência varietal de café a nematóides indica a viabilidade da cafeicultura em áreas infestadas, com testes em cerca de 210 municípios das 10 regiões cafeeiras do Paraná inseridas no programa, que recebe o apoio do CBP&D/Café. No dia 02 de fevereiro, profissionais ligados ao CBP&D/café lamentaram o falecimento do presidente honorário da Illycaffè, Dr. Ernesto Illy, grande incentivador da pesquisa e da qualidade do café. A ele se deve o aprimoramento da máquina de espresso e o crescimento de um mercado guiado pela qualidade, credibilidade e o prazer de uma bebida diferenciada.

Foi publicada oficialmente a nomeação de Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca para o cargo de gerente-geral da Embrapa Café, em substituição a Gabriel Ferreira Bartholo, que exercia o cargo desde setembro de 2004.

Pesquisadores que tem a cafeicultura irrigada como tema de seus estudos participaram do X Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada, realizado em Araguari (MG), com a coordenação do Núcleo de Cafeicultura Irrigada do CBP&D/Café e da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA). O simpósio fez parte da programação da Fenicafé, que congrega a realização simultânea do XIII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura no Cerrado e a XI Feira de Irrigação em Café do Brasil. Neste mês, destaque deve ser dado ao lançamento da obra Pós-colheita do Café , editado pelo professor Flávio Meira Borém, da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Publicada com o apoio do CBP&D/Café, a obra reúne as experiências e resultados de pesquisas desenvolvidos em 10 instituições de pesquisa e ensino, em 17 capítulos que contemplam tanto a abordagem teórica quanto a prática do processamento de café, com linguagem clara e ilustrativa para ser utilizada como referência por técnicos, estudantes e produtores.

A Gerente Adjunto Técnica da Embrapa Café, Mirian Eira, participou, entre os dias 19 e 23, em Londres, Inglaterra, da 100ª sessão do Conselho Internacional da Organização Internacional do Café (OIC). A reunião teve como um de seus principais objetivos regulamentar o Acordo Internacional do Café (AIC), elaborado na última reunião da OIC. O Acordo foi discutido em setembro de 2007 por representantes dos 77 países membros da OIC e terá vigência de dez anos. Entre os dias 19 e 21, foi realizado, em Poços de Caldas (MG), o I Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis, promovido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com o apoio institucional do CBP&D/Café e do Conselho Nacional do Café (CNC). O evento promoveu uma ampla discussão entre a comunidade científica e representantes dos diversos setores do agronegócio café, sobre produção, comercialização e consumo de cafés sustentáveis certificados. Ainda neste mês, o pesquisador da Epamig, Antônio Alves Pereira, o Tonico, recebeu a comenda Antônio Secundino de São José, concedida pela dedicação ao desenvolvimento da cafeicultura e entregue pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, em Patos de Minas. Tonico é grande colaborador do melhoramento do cafeeiro, com ênfase na resistência a doenças e pragas, participando em importantes projetos de pesquisa desde a fundação do CBP&D/Café.

: O Incaper lança a tecnologia para renovação da lavoura de café conilon que possibilita aumentar em, no mínimo, 20% a produtividade, reduzindo a mão-de-obra utilizada na produção em até 32%. Denominada Poda Programada de Ciclo de Café Conilon , a técnica foi apresentada aos produtores pela primeira vez no dia 13 de junho, durante o 3º Noroeste Café Conilon, no município de Marilândia (ES). O evento atraiu para a região mais de 800 pessoas de cerca de 30 municípios vizinhos.

No dia 4 de julho, o Conselho Diretor do CBP&D/Café reuniu-se em Brasília (DF), para sua 9ª reunião ordinária e primeira do ano. E, com o objetivo de conhecer as inovações tecnológicas, avaliar o desempenho de novos cultivares e perspectivas da próxima safra, dirigentes do ICAFE (Instituto do Café da Costa Rica), visitaram regiões produtoras em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, de 28 de junho a 11 de julho. Além do Centro de Café Alcides Carvalho do IAC, instituição anfitriã da viagem, o roteiro tecnológico incluiu a visita a quatro instituições integrantes do CBP&D/Café: Fazenda Experimental de Machado (Epamig), Fundação Procafé , ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Incaper.

Na segunda semana de agosto a Embrapa Café pactuou, junto a Diretoria Executiva e a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) da Embrapa, o seu primeiro Plano Diretor (PDU), que estabeleceu a missão da Unidade de coordenar a execução do programa de pesquisa em café e viabilizar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do agronegócio café brasileiro . A Embrapa Café, além de quatro instituições fundadoras do CBP&D/Café, apoiaram, neste mês, a realização do I Seminário para a Sustentabilidade da Cafeicultura, realizado no Teatro Municipal de Alegre – Espírito Santo, sob a coordenação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Incaper. Além das instituições coordenadoras e anfitriãs, o IAC, Epamig e UFV tiveram resultados de pesquisas e estudos apresentados, com a presença de 400 participantes, entre produtores, pesquisadores, estudantes e profissionais ligados aos diferentes segmentos do agronegócio café. Também em agosto foi lançada a segunda edição do livro Irrigação na cultura do café , que reúne as experiências e resultados de pesquisas do professor da Universidade de Uberaba (Uniube) e coordenador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada do CBP&D/Café, André Luís Teixeira Fernandes , e dos pesquisadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/Procafé), Roberto Santinato e Durval Rocha Fernandes.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), uma das fundadoras do CBP&D/Café, celebrou o centenário como uma das principais instituições de ensino voltada ao agronegócio. A semana comemorativa foi marcada por homenagens, encontros de ex-alunos, jubileus, exposições, inaugurações e o lançamento pela Editora Ufla de 15 títulos de diversos autores ligados à Universidade. De 14 a 19 de setembro, os avanços da pesquisa científica cafeeira, abordados em 371 estudos foram apresentados na 22nd International Conference on Coffee Science – ASIC 2008, realizada em Campinas (SP). O roteiro tecnológico incluiu a visita ao IAC, instituição anfitriã da Conferência, onde os participantes conheceram um dos mais completos bancos de germoplasma e alguns experimentos conduzidos pela equipe multidisciplinar do Centro de Café Alcides Carvalho, com a participação de profissionais de outros centros. No final de setembro, os cerca de 60 mil visitantes da VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, em Brasília (DF), receberam, no estande do CBP&D/Café, informações sobre a moderna cafeicultura brasileira e o novo contexto de mercado por meio de cursos de barista e de cafés especiais. Além do estande do CBP&D/Café e Embrapa Café, instituições fundadoras como Epamig, IAC, Iapar, Incaper, Pesagro/Rio e IBDA, também fizeram demonstrações de tecnologias para o agronegócio café. Durante o evento, foram lançados os livros Glossário de Termos Utilizados na Cafeicultura , organizado pela pesquisadora Sara Maria Chalfoun, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e o Cultivares de Café: origem, características e recomendações , editado pelo pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique de Carvalho.

Novos fundamentos foram publicados no boletim técnico Poda e Condução do Cafeeiro Arábica , de autoria de Roberto Antônio Tomaziello e Sérgio Parreiras Pereira, do IAC. Atualmente a poda é a prática cultural mais adequada para solucionar alguns problemas da cafeicultura moderna, onde predomina o cultivo de variedades altamente produtivas, adensamento de plantas e adubações minerais regulares. Em outubro, pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi apresentada no XII Simposio Iberico de Nutrición Mineral de Las Plantas, em Granada - Espanha. O estudo concluiu que o suprimento de Zn afeta positivamente a qualidade dos grãos de café, caracterizada por tamanho dos grãos, porcentagem de grãos brocados, teor de Zn nos grãos, condutividade elétrica, lixiviação de potássio e concentração de ácidos clorogênicos. Ainda em outubro, Marco António Teixeira Zullo foi empossado como diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Zullo atuava como diretor-geral substituto da instituição desde janeiro de 2007. No dia 14, o chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Delgado Assad, e o coordenador de projetos de meteorologia da Unicamp, Hilton Silveira Pinto, ministraram, no auditório da Minasul - Cooperativa dos Cafeicultores da Zona da Varginha (MG) a palestra O impacto do aquecimento global na cafeicultura . A palestra contou com a participação das principais lideranças regionais, produtores e pesquisadores em café e teve como objetivo refletir sobre os efeitos do aquecimento global na cafeicultura, as ações de mitigação e adaptação existentes atualmente, e como o café pode ajudar na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Seguindo a tradição desde que foi idealizado no início da década de 1970, o 34º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Glória, em Caxambu/MG, com a organização da Fundação Procafé (MAPA). O evento, que recebe o apoio de outras instituições parceiras do CBP&D/Café, contou com o lançamento de duas novas variedades de café resistentes à ferrugem. Também em novembro, o Conselho Diretor do CBP&D/Café reuniu-se em Londrina (PR), para a sua 10ª reunião ordinária. Entre os assuntos tratados, os conselheiros analisaram a programação de pesquisa do Consórcio para os próximos anos e tomaram conhecimento sobre a nova legislação para convênios e a proposta de atuação da Embrapa Café nas áreas de comunicação e negócios. Entre os dias 25 e 29, a Embrapa Café participou do maior evento de cunho científico, tecnológico e econômico em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia, o Amazontech 2008.

A exposição, no Centro de Convenções de São Luis, MA, mostrou, entre outras coisas, a cultivar clonal de Coffea canephora BRS Ouro Preto, resultado de pesquisa da Embrapa Rondônia. A c ultivar foi obtida a partir da seleção fenotípica e coleta de plantas superiores nos principais pólos de produção de café Conilon ( Coffea canephora Pierre ex Froehner) do Estado de Rondônia. Ainda em novembro, o gerente-geral da Embrapa Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, participou, em Venda Nova do Imigrante (ES) da solenidade de premiação da 8ª edição do Prêmio Cafuso/UCC das Montanhas do Espírito Santo. Este concurso é uma das iniciativas implementadas a partir da intensificação, há 10 anos, do programa Cafés das Montanhas do Espírito Santo , idealizado pela Secretaria de Estado da Agricultura em conjunto com o Incaper e que envolve representantes dos diversos elos da cadeia.

A Embrapa Café realiza, entre os dias 9 e 12, na sede da Embrapa, em Brasília (DF), a sua Segunda Reunião Técnica, que teve como objetivo fazer um balanço das atividades do ano e programar as que serão realizadas em 2009. A reunião foi aberta, no dia 9, pelo diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, responsável pela supervisão da Embrapa Café junto à empresa.

Cibele Aguiar e Jurema Iara Campos

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025