Plano de desenvolvimento agropecuário do Matopiba favorece Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia em 337 municípios
As vendas de laranja no mercado paulista in natura estiveram bastante calmas na semana passada. Segundo colaboradores do Cepea, houve forte retração na demanda em relação à semana anterior, possivelmente pelo clima frio no estado de São Paulo.
Dessa forma, nem mesmo a redução no ritmo de colheita, devido à chuva no início da semana passada, foi suficiente para sustentar os preços, que registraram novo recuo.
Na parcial da semana (segunda a quinta-feira), a pera tem média de R$ 15,31/cx de 40,8 kg, na árvore, queda de 4,1% ante a semana passada.
Para esta semana, as vendas podem continuar calmas, visto que a previsão ainda é de clima ameno. No mercado internacional, o cenário de oferta de laranja, e consequentemente de suco, está crítico na Flórida nesta safra 2014/15.
Segundo relatório do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado na última terça-feira, 12, a quantidade de fruta colhida no estado deve ser de 96,4 milhões de caixas de 40,8 kg, 8% a menos que na temporada anterior.
A oferta de suco de laranja produzido na Flórida, por sua vez, deve cair ainda mais, já que o rendimento das frutas locais está estimado para ser 5% inferior ao da safra passada.
Dessa forma, se convertido o volume total de laranja em suco, o potencial de produção de suco nesta temporada seria 13% menor que o de 2013/14.
Neste contexto, as indústrias da Flórida podem seguir demandando mais suco brasileiro, na tentativa de manter os estoques confortáveis.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura