BASF promove debate sobre controle da sarna da macieira durante o 9º Senafrut
Fundação Pró-Sementes e Farsul divulgam na próxima semana os resultados dos ensaios de cultivares de soja indicadas para o Rio Grande do Sul.
Estará disponível a partir da próxima semana, nos sites da Fundação Pró-Sementes e da Casa Rural, os resultados dos ensaios de cultivares de soja indicadas para o Rio Grande do Sul, da safra 2009/10.
Esses são os primeiros resultados da safra que estarão disponíveis aos produtores rurais do estado. Foram testadas 57 cultivares de soja transgênica e 22 convencionais, de 11 obtentores. Os testes foram realizados em Cachoeira do Sul, São Gabriel, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga, Júlio de Castilhos, Passo Fundo e Vacaria. Em Cachoeira do Sul os ensaios foram conduzidos em áreas de coxilha e várzea. Em Santo Augusto a rede experimental trabalhou em uma área com condições de precipitação normal e outra com irrigação.
O relatório apresenta uma análise das condições climáticas do período e uma comparação com a safra anterior. A pesquisa com ensaios de cultivares registradas (ECR) é desenvolvida pela Fundação Pró-Sementes desde a safra 2008/09. Os ensaios são realizados em locais definidos, respeitando diferenças climáticas e de altitude, de acordo com o proposto no zoneamento agrícola.
O relatório tem por objetivo orientar assistência técnica e produtores rurais na escolha das melhores cultivares para as mais diferentes regiões. O trabalho também é desenvolvido com a cultura do trigo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Na próxima semana, o relatório completo de desempenho das cultivares estará disponível no
e no
Novidades
Ainda no mês de julho a Fundação Pró-Sementes irá disponibilizar os resultados dos ensaios de cultivares registradas de soja da safra 2009/10 nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa é a primeira vez que os resultados referentes a pesquisa nesses estados serão divulgados.
Daiane Colla
Assessoria de Comunicação Fundação Pró-Sementes
(54) 3314.8983
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura