Cooperbatata realiza 6° Dia de Campo
O município de Arroio do Meio receberá, na próxima quinta-feira (16), o 6º Encontro de Sementes Crioulas. O evento ocorrerá no Salão Paroquial da Comunidade Católica, com início previsto para as 13h30min. Na ocasião, haverá palestra com o tema “A força da semente crioula na América Latina”, ministrada pelo técnico agrícola Maurício Queiroz, que desenvolve trabalho na área, na Diocese de Santa Cruz. O encontro – que tem o objetivo de promover o resgate das sementes ancestrais, ajudando na sua preservação - também contará com benção ecumênica, elaboração de receitas, troca de sementes e degustação de alimentos à base de sementes crioulas.
Para o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio, engenheiro agrônomo André Michel Müller, esta é uma oportunidade para que os agricultores possam trocar experiências, obter informações e localizar as sementes que procuram. Müller explica que, muitas vezes, o produtor vai até o escritório da Emater/RS-Ascar, achando que lá poderá encontrar a semente ancestral. “Quem tem semente é o agricultor. E a troca entre eles permite esse intercâmbio, bem como a localização do produto procurado”, afirma.
O engenheiro agrônomo mostra-se satisfeito ao saber que, mesmo em tempos de transgenia ou de excessivo uso de agrotóxicos, ainda restam muitas espécies preservadas. “O mercado de commodities obrigou o agricultor familiar a modificar o seu sistema de plantio, pensando muitas vezes na lucratividade do negócio”, enfatiza. Ainda assim, ele afirma ser possível encontrar uma série de sementes de feijão, milho, batata-doce, abóbora, condimentares, entre outros. “Os próprios chefs de cozinha já percebem a superioridade alimentar proveniente desse tipo de alimento”, diz.
O encontro é promovido pelas Comunidades Católica e Evangélica de Confissão Luterana, Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude e Emater/RS-Ascar. O evento também conta com o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar de Arroio do Meio ou pelo telefone (51) 3716-1180.
13h – recepção;
13h30 – Acolhida e apresentação dos participantes, com reflexão e benção ecumênica;
14h – Palestra “A força da semente crioula na América Latina”, ministrada pelo técnico agrícola Maurício Queiroz;
14h50 – Relato de experiências com as sementes e receitas dos participantes;
15h30 – Troca de sementes e degustação de alimentos de sementes crioulas;
16h – Avaliação e encerramento.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura