Representantes do Mercosul discutem cooperativismo, no Mapa

05.12.2012 | 21:59 (UTC -3)
Mônica Bidese

Reforçar a integração do cooperativismo entre os países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um dos desafios a ser vencido pela cúpula do órgão que se reúne nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, em Brasília, durante a Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM). Participam do encontro representantes da Argentina, Brasil e Uruguai. O Paraguai, por ter sido suspenso do bloco, está ausente e a Venezuela não enviou representante. A reunião se realiza na sede do Mapa ao longo do dia e é coordenada pelo diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop/SDC), Erikson Chandoha, atual presidente pro-tempore do Brasil na RECM.

O cooperativismo do Mercosul recebe ações de integração a mais de uma década. A RECM é uma das instâncias formalizadas com o apoio dos países membros para fortalecer a integração cooperativa. Um dos assuntos que mereceu destaque durante o encontro foi a constituição de um fundo de apoio ao cooperativismo do Mercosul para financiar programas e projetos na área. A continuidade do Projeto Procoop Sul, que dá sustentação ao RECM, também está em discussão.

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, esteve presente no evento e ressaltou a participação do Ministério no apoio e desenvolvimento do cooperativismo, como forma de alavancar as economias. Para Rocha, é no cooperativismo que são criadas as forças de integração e ajuda mútua para alcançar resultados e soluções não só para crises, mas para o desenvolvimento das economias regionais. “O cooperativismo é um importante agente de desenvolvimento e de integração econômica e social”, disse.

Ao final do encontro, o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop/SDC), Erikson Chandoha, e atual presidente pro-tempore do Brasil na RECM, passará formalmente a presidência pro-tempore da cúpula para a representação uruguaia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025