Fundação Cargill publica 2ª edição de livro sobre meio ambiente
Estão disponíveis no site do Cepea análises (Agromensal) referentes ao mês de agosto de 2010 sobre: açúcar e álcool, algodão, arroz, boi e bezerro, café, milho e soja. Para cada produto, há análises conjunturais, séries estatísticas e gráficos elaborados por pesquisadores do Cepea/Esalq-USP.
Para acessá-las, clique:
Os preços de
subiram em agosto no estado de São Paulo, segundo pesquisas do Cepea, impulsionados pelas demandas interna e externa firmes e pelos aumentos na cotação internacional. A média mensal do Indicador CEPEA/ESALQ foi de R$ 46,42/sc, alta de 13,5% sobre a de julho.
Quanto ao
, em agosto, os preços subiram apesar da combinação de colheita avançando sem interrupções com a oferta de usinas do Centro-Oeste.
No mercado de
, o aumento no correr de agosto foi expressivo, mesmo com o avanço da colheita.
Para o
negociado no Rio Grande do Sul, os valores recuaram, resultado, principalmente, da forte queda observada na última semana do mês. Diante dos valores mais baixos, produtores consultados pelo Cepea demonstraram pouco interesse de venda.
A colheita do
está adiantada na maioria das regiões brasileiras acompanhadas pelo Cepea. Apesar disso, a oferta do grão não aumentou no mercado interno. Isso porque produtores têm vendido de maneira lenta, no aguardo de preços ainda mais altos.
Quanto ao
, os valores recuaram novamente em agosto. Diante das baixas, vendedores se retraíram, negociando apenas quando havia necessidade de “fazer caixa” para as despesas de curto prazo.
No mercado de
, os preços tiveram alta expressiva em agosto na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. De modo geral, nem mesmo agentes consultados pelo Cepea esperavam esse cenário. Muitos acreditavam em queda nas cotações, fundamentados nos estoques elevados e na boa produção de safrinha.
As cotações de
estiveram firmes nos mercados interno e externo no início de agosto, se aproximando dos maiores valores do ano. Já na segunda metade do mês, o ritmo de alta diminuiu diante da pressão internacional e dos menores valores de exportação do grão e derivados.
No mercado de
, com a oferta de animais ainda bastante enxuta, frigoríficos tiveram forte dificuldade para novos agendamentos no correr de agosto. Assim, algumas unidades consultadas pelo Cepea passaram a pagar os valores máximos do intervalo vigente – que são aqueles ofertados a prazo –, mas encurtando o prazo ou até mesmo quitando à vista.
(19) 3429-8836
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura