Syngenta apresenta plataforma tecnológica de produtos para uva e maçã
No Dia do Agricultor (28), a Syngenta lança a segunda edição de seu Relatório de Sustentabilidade, que celebra os 10 anos da empresa e apresenta seu compromisso para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. “Mais do que números, o relatório traz nosso posicionamento corporativo. É uma ponte entre nossa história e um direcionamento estratégico voltado para a segurança alimentar. Nosso objetivo é mostrar como a união entre tecnologia, terra e pessoas será fundamental para superar o desafio de alimentar nove bilhões de pessoas em 2050”, explica Karla Camargo, gerente de Relações Institucionais da Syngenta.
O Relatório traz exemplos de como o uso da tecnologia contribui para o aumento da produtividade das terras e rentabilidade das lavouras, reduzindo a necessidade de ampliar as áreas de cultivo e o consumo de água.
Neste contexto, a fábrica da empresa em Paulínia (SP), maior unidade de formulação e embalagem da Syngenta no mundo, recebeu investimentos voltados a melhorias operacionais, o que possibilitou um aumento de produção, ao mesmo tempo em que reduziu em 30% a geração de resíduos, 15% o consumo de energia e 14% na captação de água. A unidade também recebeu a certificação ISO 14001, que reconhece o atendimento de padrões elevados de gestão ambiental. No ano passado foram investidos R$ 2,89 milhões em proteção da fábrica, sendo R$ 1,1 milhão destinado ao controle de emissões de poluentes e otimização das operações.
O documento aponta ainda que em 2010, as emissões de CO2 da Syngenta tiveram uma redução de 11,5% em relação ao ano anterior. “Temos como meta global reduzir as emissões em 40% até 2012”, afirma Karla Camargo,
O Relatório também detalha projetos sociais, como o Escola no Campo, iniciativa desenvolvida em parceria com a Abrinq que já beneficiou 400 mil crianças em comunidades rurais. Também são descritos investimentos feitos em segurança ambiental e outras ações que contribuem para a preservação do meio ambiente, como a utilização de materiais reciclados na composição de 45% das caixas de embalagens de produtos.
O Relatório de Sustentabilidade 2011 da Syngenta segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização criada em 1997 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Para ver o conteúdo completo, acesse:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura