Programa Carne Angus Certificada participa da Vitrine da Carne Gaúcha
O ILSI lança em Português relatório sobre avaliação de segurança de novos alimentos, incluindo os produzidos a partiri de derivados da biotecnologia moderna.
O relatório diz que “Poucos alimentos consumidos normalmente foram submetidos a uma avaliação toxicológica e nutricional sistemática, pois diante de sua longa história de preparo e uso habitual e da ausência de sinais de malefícios à saúde, eles acabam sendo considerados seguros. Este "histórico de utilização segura" dos alimentos tradicionais constitui o padrão de comparação para avaliação dos alimentos novos e dos alimentos derivados de organismos geneticamente modificados. No entanto, é difícil definir o conceito, uma vez que se trata de um conjunto de informações que descreve o perfil de segurança do alimento, não uma lista de critérios precisos e que deve ser encarado como um todo que servirá de base para a definição dos parâmetros de segurança dos produtos alimentares.
Para estabelecer o histórico de utilização segura de um alimento, os fatores mais importantes seriam: o período durante o qual o alimento tradicional foi consumido, a maneira como foi preparado e utilizado e em que proporção ele foi ingerido; a sua composição e o resultado de estudos de avaliação em animais e as observações feitas em seres humanos. Este trabalho tem por objetivo dar apoio aos profissionais de segurança na avaliação e na regulamentação da segurança de alimentos novos e de alimentos derivados de organismos geneticamente modificados, por meio da aplicação prática e do uso do conceito de "histórico de utilização segura".
Veja o relatório na íntegra na página da ANBio
; Na parte de destaque de novo.
Fonte: ANBio
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura