Região de Bagé/RS inicia constituição de grupo de trabalho sobre solo e água

12.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Felipe Rosa

Bagé/RS sediou, na tarde desta terça-feira (11), uma reunião que deu o pontapé inicial para a constituição de um grupo de trabalho regional sobre Solo e Água. O encontro aconteceu no escritório regional da Emater/RS-Ascar e contou com a participação de técnicos da Instituição, Embrapa, Fepagro, Universidade da Região da Campanha, Instituto Federal Sul-rio-grandense e Prefeitura de Bagé.

O colegiado foi criado em nível estadual no mês de junho deste ano, reunindo instituições de ensino, pesquisa e extensão e secretarias estaduais que, de forma conjunta, estão debatendo as principais problemáticas relacionadas ao manejo e conservação do solo no Rio Grande do Sul.

Com a constituição do grupo local, serão debatidas e analisadas diretrizes e ações específicas para Bagé e municípios vizinhos. Um dos principais temas da região é a forma como as lavouras de soja vêm se expandindo, com a aplicação de práticas não condizentes com as características do solo local. Na região da Campanha e Fronteira Oeste, haverá o maior aumento de plantação desta cultura no Estado, com previsões de um incremento de 100 mil hectares na próxima safra.

Problemas como a compactação do solo e a perda de recursos hídricos também devem entrar na pauta de debates. “Este assunto é fundamental para a região. Parte dos problemas de estiagem, por exemplo, poderia ser amenizada através do bom manejo do solo”, destacou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luis Fernando Fabrício, durante a abertura da reunião.

De acordo com o assistente técnico estadual em Solos da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck, um dos passos iniciais do projeto é a mobilização das entidades – etapa que está sendo cumprida no momento. “Queremos muito mobilizar esta região, porque sabemos que precisamos fazer algo em relação a este tema”, destacou Streck.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025