Reforço para liquidação do Pepro 2013

24.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

Agricultores que negociaram milho por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) em 2013 e ainda não receberam têm boas novas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) firmou compromisso com a Aprosoja de agilizar as análises e pagamentos dos processos em aberto.

“O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai encaminhar para a Conab-MT seis técnicos para realizar nova força-tarefa e liquidar todos os processos. Eles já começam a trabalhar na próxima segunda (24/11), inclusive com turnos de meio-período aos sábados e domingos,” destacou o vice-presidente da Região Norte da Aprosoja, Antônio Galvan. Atualmente, há 464 processos restantes, dos quais 74 estão em situação de reanálise.

CLASSIFICAÇÃO – Durante a assembleia geral da Aprosoja Brasil realizada ontem, em Brasília, foi apresentada proposta da Aprosoja sugerindo novos mecanismos técnicos para o procedimento de classificação de grãos. Ainda hoje, não há uma padronização sobre os critérios usados para a definição de descontos para os grãos que são comercializados fora de padrão.

A proposta da Aprosoja ainda será analisada pelas equipes das dez unidades estaduais da associação e da Aprosoja Brasil. Depois disso, o conteúdo será complementado e finalizado. “Abrimos espaço para análise e contribuição das entidades. Nossa intenção é ainda este ano protocolar o documento junto ao Ministério Público, pedindo a abertura de consulta pública sobre o assunto”, revela Galvan.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro