Reflorestamento é sinônimo de renda e energia sustentável aos produtores de tabaco

15.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

Com o objetivo de aumentar ainda a mais o índice de cobertura florestal nos estados em que atua, o setor do tabaco vem, há muitos anos, envolvendo os produtores integrados em iniciativa com foco sustentável e ecologicamente responsável: o reflorestamento. Por meio dos orientadores, as empresas associadas ao SindiTabaco – Sindicato da Indústria do Tabaco, levam conhecimento e opções sobre esta importante prática agrícola.

 

“As empresas associadas buscam em seus produtores integrados uma consciência ecológica e a independência financeira por meio da diversificação, resultando em outras fontes de renda. Ao reflorestar, o produtor não só preserva as matas nativas, como também utiliza uma energia sustentável para a cura do tabaco”, afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

 

Além dos aspectos econômicos, as florestas proporcionam inúmeros benefícios ao meio ambiente e ao homem. Elas servem de alimento e refúgio para a fauna silvestre, auxiliam na infiltração das águas das chuvas no solo, controlam a erosão e colaboram na manutenção dos mananciais de água. As florestas também protegem casas e lavouras contra a força dos ventos, ajudam a purificar o ar e regular o clima. São, enfim, responsáveis pelo equilíbrio ecológico.

 

Eliana Stülp

Andreoli MS&L

(51) 3713-1777

eliana.stulp@br.mslworldwide.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025