Comunidade de Divinópolis/TO conhece detalhes do plantio de seringueira em Seminário
Alunos e professores das redes estaduais de ensino de 10 estados e do Distrito Federal, que estão participando do “Desafio Energia + Limpa”, têm mais um estímulo para vencer a ação educacional do Projeto AGORA. Para homenagear os ganhadores de cada estado, a coordenação do projeto programou um evento de premiação que acontecerá no dia 5 de dezembro, em São Paulo, no tradicional espaço de eventos Chácara Santa Cecília, na zona oeste da cidade.
O desafio dos participantes é elaborar uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff abordando o tema "Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?". O prazo para inscrições terminou no dia 22 de outubro e os trabalhos devem ser enviados até o dia 5 de novembro. Mais de duas mil escolas garantiram participação.
O Projeto AGORA estima que aproximadamente 900 mil alunos sejam conscientizados pelo Desafio sobre as diferentes fontes energéticas existentes, entre elas: o etanol e a bioeletricidade, gerados a partir da cana-de-açúcar. Participam da iniciativa escolas da rede pública dos estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e do Distrito Federal.
Foram distribuídos para quase 300 Regionais de Ensino 13 mil kits do “Desafio Energia + Limpa”. Todo o material didático foi desenvolvido para oferecer aos estudantes dos 8º e 9º anos uma visão estratégica sobre a importância dos produtos derivados da cana para a diversificação da matriz energética nacional.
“O kit possuiu conteúdo interdisciplinar e muito detalhado, para incentivar uma reflexão entre jovens sobre os benefícios da utilização de fontes renováveis de energia e estimular nos futuros tomadores de decisões uma consciência clara sobre o que é, verdadeiramente, a segurança energética,” avalia Leandro Pampin, gerente de Marketing da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das entidades e empresas que compõe o AGORA.
A peça principal do kit é o “Caderno do Professor,” com 35 páginas abordando os diferentes tipos de energias renováveis existentes, entre elas o etanol e a eletricidade gerada pela queima da biomassa de cana. Acompanha o material um DVD com depoimentos de especialistas em bioeletricidade e a ferramenta audiovisual interativa Usina Virtual, que detalha todas as etapas da produção em uma usina de processamento de cana-de-açúcar. Completam o conteúdo do kit quatro pôsteres para trabalhos em sala de aula exibindo o tema “Geração de Energia Elétrica no Brasil,” dois cartazes para a divulgação do projeto e uma ficha de inscrição para participar do Desafio.
Desde seu lançamento em 2009, o Projeto AGORA vem alcançando resultados expressivos com diversas ações educacionais de grande impacto. Em três anos, iniciativas como o Desafio Mudanças Climáticas, em 2009, e o Estudo Municípios Canavieiros, em 2010 e 2011, envolveram mais de 2,8 milhões de estudantes e 50 mil professores em 16 mil escolas públicas de 11 estados.
Os materiais pedagógicos de todos os projetos educacionais do AGORA estão disponíveis para download no site
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura