Vencedores da 2ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2010/2011 recebem premiação nesta quarta-feira (3) à noite
O Rancho da Matinha, em Uberaba(MG), iniciou nesta quarta-feira (3), a 1ª prova que irá medir a eficiência alimentar dos animais da raça nelore. O método utilizado para avaliar esta característica de importante impacto econômico é inédito no país e resultado de uma parceria firmada com ABS Pecplan. Os 16 conjuntos de cochos Growsafe, provenientes do Canadá, foram desembarcados na propriedade do criador Luciano Borges, no último dia 18 de julho. Após montagens e ajustes necessários, o teste pioneiro está sendo realizado com 128 machos e vai terminar em novembro.
O sistema Growsafe, reconhecido como o mais avançado e seguro para medir consumo bovino, foi desenvolvido no Canadá e tem sido usado em larga escala por Universidades e criadores americanos. O sistema opera eletronicamente, de forma automática, reduzindo possíveis interferências ou erros humanos. As medições de consumo serão realizadas em provas com duração de 90 dias, sendo 20 deles para adaptação ao equipamento e à dieta. As provas serão transmitidas via internet, permitindo o acompanhamento de todos os técnicos envolvidos em tempo real. A transparência total dos testes será uma das características do projeto.
No próximo ano, o Rancho da Matinha pretende reforçar os equipamentos para aumentar a capacidade de machos e fêmeas avaliados. A previsão é realizar anualmente 4 provas, totalizando 512 animais testados .
Para Luciano Borges, a magnitude do impacto econômico trazido pela eficiência alimentar, irá em breve fazer com que instituições públicas, empresas privadas e produtores de genética, também invistam nesta característica. “ A diferença de consumo alimentar entre os bovinos é grande, muitas vezes chega a 40%. Através desse trabalho seletivo, acredito que em curto espaço de tempo a raça nelore estará demandando muito menos energia para realizar desempenhos semelhantes aos de hoje”, afirma o criador.
Também bastante significativo é o grupo de grandes empresas da área de manejo e nutrição animal, que está colaborando com o projeto. Certamente as participações da Prodap, Allflex, Phaibro, Alltech, Nutritaurus, trarão suporte técnico necessário para garantir o sucesso dos testes nos próximos anos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura