Raça Angus domina pista da Expointer 2011 e registra número recorde de 447 animais inscritos

10.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

Terminadas as inscrições de animais para a pista de julgamento da 34ª Feira Internacional de Animais, Máquinas Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), e a Associação Brasileira de Angus (ABA) registrou o número recorde de 447 inscrições, somados 307 animais argola e 141 rústicos. Esse número representa mais de 50% da raça que se coloca em segundo lugar em representatividade dentro da Expointer.

Para Paulo de Castro Marques, presidente da ABA, o mérito desse recorde de inscrições é todo da associação, que com seus programas de carne de qualidade e fomento da raça, fizeram do Angus um animal mais firme e consistente frente a outras raças criadas na região Sul. “O motivo de tanto sucesso do Angus é que o retorno econômico/financeiro é muito mais rápido ao produtor rural”.

Ao todo 57 criatórios de Angus PO e 25 rústicos PO e PC dos estados de Minas Gerais, São Paulo, santa Catarina e Rio Grande do Sul vão se revezar na apresentação dos animais em Três dias de pista, nesta que é considerada a maior vitrine da raça na América Latina. Segundo Juliana Brunelli, gerente da ABA, na comparação com 2010, o crescimento percentual chega a 15,5%. “Em números absolutos o crescimento observado nas inscrições para exposição de rústicos chega a 42% e para Angus argola de 6,5%”, esclarece.

Ainda segundo Juliana Brunelli, a participação maciça da raça Angus na Expointer este ano representa a união de esforços dos criadores gaúchos e também de outras regiões do país, no sentido de fortalecer cada vez mais a imagem da raça na feira que é considerada a mais importante da região sul. “Esta será mais uma Expointer onde a Raça Angus comprovará sua excelência mostrando em pista o melhor da sua Genética Nacional”, comemora a gerente da ABA.

As empresas que participam da 34ª Expointer como parceiras da ABA, além das já tradicionais CRI Genética, Acatak Produtos Veterinários e Araucária Genética Animal, são: Goldsztein - Construtora; Supra – Nutrição Animal; Pfizer – Saúde Animal; Agener União – Saúde Animal; Azevedo Bento; Allflex – Identificação Eletrônica; Semex – Genética Animal; Casa Branca Agropastoril; Cabanha Catanduva; e Galapa – Reprodução Animal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025