Qualidade da semente ainda é a principal dúvida do produtor

Especialista está na Expodireto Cotrijal esclarecendo dúvidas dos agricultores no estande da Fundação Pró-Sementes

10.03.2022 | 13:41 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior
Evaldo Cervieri Filho (esquerda) conversa com produtores
Evaldo Cervieri Filho (esquerda) conversa com produtores

A qualidade da semente que deve ser utilizada nas lavouras é a principal dúvida do produtor rural. É o que salienta o doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, Evaldo Cervieri Filho. Durante a Expodireto Cotrijal, ele está no estande da Fundação Pró-Sementes prestando consultoria aos produtores sobre produção, beneficiamento, projetos, entre outros.

Segundo o especialista, esta é uma questão histórica do produtor. Diz que um dos precursores da produtividade é justamente o vigor e a viabilidade de um lote de semente e de uma planta individual, o que proporciona também um incremento na produtividade. "Essa consultoria juntamente à Fundação foca justamente a qualidade na ênfase no treinamento, na capacitação dos colaboradores da Fundação Pró-Sementes, dos obtentores e de toda a equipe que compõe a instituição", destaca.

Cervieri Filho observa que, nesta longa data de trabalho no setor, a evolução com foco na qualidade é grande, com o agricultor buscando novas tecnologias, novos equipamentos, novas metodologias de trabalho, pois a questão da qualidade é a precursora de uma maior produtividade em qualquer âmbito. "Com a elevação nos custos e a ocorrência de problemas climáticos como ocorreu este ano, a tecnologia vem agregar na redução do impacto do ambiente sobre os lotes de sementes. Então a tecnologia, os equipamentos de beneficiamento, o treinamento e a capacitação, que são focos que a Fundação Pró-Sementes dá e busca, auxiliam na redução desses impactos", ressalta.

O especialista está há 33 anos na área de sementes atuando com consultoria e treinamento à campo com foco no beneficiamento e na qualidade da semente. Como recado final, afirma que o produtor deve, sempre antes de tomar uma decisão que envolve números elevados, buscar um profissional da área reconhecido, que tenha histórico, para se assessorar ou até mesmo para algum treinamento. "Existem inúmeros profissionais qualificados no país que podem auxiliar e até reduzir os riscos do investimento ou corrigir os rumos da empresa, reduzir os gaps de produção. Todos esses fatores podem agregar na qualidade do produto", complementa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024