Selgron lança primeiro analisador de imagem para a indústria do arroz
O zoneamento agrícola para o plantio do arroz de sequeiro (sem irrigação) em Mato Grosso do Sul e da banana, em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Tocantins, está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26/05).
As portarias indicam as condições mais adequadas para os cultivos na safra 2010/2011 e inclui dados como temperatura, volume de chuvas, tipos de solo, período de semeadura, além dos municípios mais indicados ao plantio.
Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que o Mato Grosso do Sul cultivou, na safra 2009/2010, uma área de 26,5 mil hectares de arroz, com produção de 145,4 mil toneladas. Para a elaboração do zoneamento agrícola são analisados elementos que mais influenciam na produção de arroz, como quantidade de chuva e radiação solar.
Já a bananeira, planta tipicamente tropical, exige calor constante, chuvas bem distribuídas ao longo do ano e elevada umidade para um bom desenvolvimento e produção. A exploração da cultura em Santa Catarina, por exemplo, é bem diversificada. A principal característica no estado é a utilização do tipo caturra (também conhecido como banana d’água). As de qualidade nanica e nanicão são cultivadas na região norte, enquanto, no sul, predomina o uso dos tipos enxerto e branca de Santa Catarina, bem como a do tipo prata.
Leilane Alves
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura