Pioneer lança híbridos de milho com tecnologia Optimum Aquamax tolerante ao estresse hídrico
Produtos passaram por técnicas de melhoramento genético para proporcionar máxima produtividade mesmo em condições adversas
Fundação Procafé acaba de editar duas novas publicações, na forma de pequenos livros, para difundir conhecimentos sobre a cafeicultura.
O livro “Avanços na Cafeicultura Brasileira” aborda toda a evolução da cultura cafeeira no país, nos últimos 60 anos. O material discorre sobre as condições do passado, como eram as lavouras, sua produtividade e as safras. Detalha as fases de erradicação de cafezais, o trabalho de renovação das lavouras, com o zoneamento climático, a abertura de novas regiões e, ainda, as ações de controle da ferrugem. Apresenta, também, os mecanismos da pesquisa, a assistência técnica e o crédito utilizados no estímulo aos produtores. E, finalmente, chega aos dias atuais, expondo os avanços tecnológicos incorporados nas lavouras e seus reflexos na evolução das diferentes regiões cafeeiras, com o consequente aumento da produtividade e das safras brasileiras de café.
O livreto “A Moderna Cafeicultura de Montanha” trata de todas as praticas para a condução de lavouras de café, com sistemas adaptados às regiões de terrenos inclinados, onde a mecanização é dificultada e, assim, com manejo predominantemente manual. Mostra a importância dessa cafeicultura, em termos das safras produzidas e do seu papel fundamental no desenvolvimento regional, em áreas sem muitas opções agrícolas. Detalha as condições de solo e clima e das altitudes indicadas no cultivo das diferentes espécies de cafeeiros. Apresenta as recomendações mais racionais para uso dos produtores na escolha do espaçamento e das variedades, no preparo das áreas e na fase de implantação dos cafezais. Finaliza indicando os tratos mais adequados no manejo das lavouras adultas, como o controle do mato, adubação, podas, controle de pragas e doenças e na colheita e preparo dos cafés.
Essas duas publicações foram escritas por técnicos experientes, que trabalham na pesquisa e desenvolvimento da cafeicultura e, por isso, constitui-se em um material muito útil, como fonte de consulta para técnicos, produtores, estudantes, professores e outros que queiram conhecer mais sobre a evolução da cafeicultura brasileira ou para aqueles interessados em promover melhorias nas lavouras cafeeiras de montanha.
Os livros podem ser adquiridos junto ao site da Fundação, www.fundacaoprocafe.com.br/livros.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Produtos passaram por técnicas de melhoramento genético para proporcionar máxima produtividade mesmo em condições adversas