Publicação registra duas décadas de pesquisa da Embrapa Monitoramento por Satélite

07.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

Uma história de duas décadas de trabalho, dedicado ao diagnóstico e ao mapeamento territoriais, sem limites de fronteiras. É o conteúdo da obra Embrapa Monitoramento por Satélite – 20 anos.

Seja do Brasil ou de qualquer outra região do planeta, levantamentos elaborados com o apoio de imagens de alta resolução têm sido a contribuição de uma das principais unidades da Embrapa dedicada à geração de informações que subsidiem – com o máximo de precisão – a gestão pública de questões como o uso da terra e a sustentabilidade dos sistemas de produção.

Na publicação Embrapa Monitoramento por Satélite – 20 anos, recém-lançada em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), o autor da obra, o pesquisador e chefe-geral da Unidade, Eduardo Evaristo de Miranda, reúne em uma edição histórica e organizada cronologicamente os destaques da trajetória de estudos e dados técnicos, georreferenciados e informatizados, que compõem o seu acervo. Ilustrado com imagens dos satélites Landsat, Spot, Ikonos e Sensor SRTM, o livro, que também inaugura a série Memória Embrapa, foi prefaciado pelo diretor-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, com apresentação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Participações - Estudos sobre a evolução das florestas no mundo, os usos e ocupações de terras na Amazônia, as emissões de carbono, monitoramento por satélite das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e seus impactos, o protótipo de geodecisão em rastreabilidade animal e monitoramento orbital de queimadas estão entre os destaques dos sistemas de gestão citados no livro como contribuição e parceria com instituições federais, estaduais e de pesquisa de todo o País. Ao final da publicação, o leitor encontra relacionadas cerca de 1.500 delas, com as quais a Unidade manteve vínculos de pesquisa durante algum período nas duas últimas décadas.

O livro Embrapa Monitoramento por Satélite – 20 anos pode ser adquirido por R$ 100,00, na Livraria Embrapa (

), pelo telefone (61) 3340 9999, fax (61) 3340 2753 ou

.

Kátia Marsicano

Embrapa Informação Tecnológica

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025