Propostas de saneamento básico rural são apresentadas na Tecnoshow

09.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

Você sabia que 40% da população mundial não tem esgoto coletado e tratado? E que a cada R$ 1 gasto com saneamento economiza R$ 4 para a área de saúde? Pensando nisso, a TECNOSHOW COMIGO escolheu o tema de seu Circuito Ambiental nesta 13ª edição da feira, o Saneamento Básico Rural. São 300 metros quadrados dentro do CTC (Centro Tecnológico Comigo) voltados a orientar os visitantes sobre a importância do tratamento da água, a recuperação de nascentes, a destinação adequada dos esgotos e resíduos.

O Circuito Ambiental é um espaço realizado na TECNOSHOW desde 2007, com diferentes temáticas envolvendo a questão do meio ambiente. De acordo com o coordenador do projeto e engenheiro agrônomo Eduardo Hara, a ideia deste ano era escolher uma temática aplicada diretamente ao produtor rural. A equipe da COMIGO conheceu então, um projeto desenvolvido pela Embrapa de São Carlos (SP), que trabalhava a questão do saneamento básico rural. “A proposta deles se encaixou perfeitamente, porque quase não se faz tratamento de esgoto no meio rural. Isso acontece porque, muitas vezes, o produtor não tem conhecimento, não sabe como fazer. E como o esgoto está debaixo da terra, não está correndo a céu aberto, é uma preocupação que acaba sendo esquecida”, conta o coordenador.

Dessa forma, o Circuito Ambiental pretende atuar como conscientizador, mostrando que é possível promover mudanças e adequações no meio rural que protejam o meio ambiente e também, a saúde do produtor. Em um único dia, o espaço recebeu mais de 3150 pessoas, que demonstraram forte interesse pelas propostas apresentadas, como os jardins filtrantes, as fossas sépticas biodegradáveis e as recuperações de nascentes. Segundo Hara, a COMIGO pretende, inclusive, aplicar as práticas apresentadas em propriedades rurais que se interessem, destinando um profissional da cooperativa para a construção dessas soluções. “A ideia dos jardins filtrantes, por exemplo, já tem muita demanda. É muito simples, tem um custo baixo. E ainda funciona muito bem esteticamente, porque deixa tudo florido, mais bonito e organizado até para a dona de casa”, relata.

Público Infantil

Entre o público, o destaque é para a reação das crianças, que se entusiasmam com o espaço interativo e de aprendizado. “Eu aprendi que a gente tem que cuidar bem da água, porque peixe não mora em água suja”, relata Larissa, de cinco anos, que queria passar mais uma vez pelo percurso. Ela e sua turma, alunos da Escola Municipal Dona Josefina, de Rio Verde, passearam por toda a feira, mas gostaram mesmo foi do Circuito Ambiental, onde estiveram em contato com a natureza e com a possibilidade de um conhecimento prático e lúdico.

O coordenador do projeto lembra ainda que na sexta-feira, 11, o assunto também será debatido na TECNOSHOW por meio das palestras “Saneamento Básico Rural” e “Adequação e Educação Ambiental Rural”. O público interessado pode conferir o espaço do Circuito Ambiental e as palestras, que são oferecidos gratuitamente durante a feira.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro