Leilão TOP CEN acontece nesta quinta-feira (18) na Expogenética 2011
Dois novos projetos da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) serão lançados na noite desta sexta-feira (19), durante a ExpoGenética 2011, em Uberaba/MG.
O primeiro deles envolve o desenvolvimento de um sistema de produção de leite orgânico com matrizes zebuínas na fazenda escola da faculdade. A partir da ExpoGenética 2011, a FAZU em parceria com o pecuarista José Henrique Fugazzola Barros, proprietário da fazenda Natureza Naviraí, darão início a um projeto que prevê a implantação de um módulo de Sistema de Produção Leite Orgânico de Zebu.
O objetivo do projeto é estimular, aprimorar e incrementar o desenvolvimento de pesquisa, experimentação, ensino e difusão de tecnologias do sistema de produção de leite orgânico com raças zebuínas.
Inicialmente, o projeto contará com a participação de fêmeas da raça gir, que serão alimentadas e manejadas conforme as determinações da legislação para produção de leite orgânico no país. Em um sistema de produção de leite orgânico, além do manejo dos animais ser feito sem a utilização de antibióticos, hormônios, vermífugos, promotores de crescimento, estimulantes de apetite, uréia e demais aditivos, o pecuarista deve estar compromissado com a preservação ambiental e, ainda, proporcionar adequadas condições de trabalho aos seus empregados.
Após a instalação das fêmeas na fazenda escola da FAZU e o início da produção de leite orgânico, o projeto deverá passar por uma certificação. "Através deste projeto, esperamos que os alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos da faculdade tenham acesso à novas formas de produção, especialmente aquelas que privilegiem a sustentabilidade da atividade e da propriedade rural e ainda que gerem mais renda ao produtor", explica o professor Carlos Henrique Cavallari Machado, coordenador do projeto.
Também na noite de sexta-feira (19) acontece o lançamento do projeto de Educação à Distância que será promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Canal Rural e Agromix e levará ensino profissionalizante aos trabalhadores rurais de todas as regiões do Brasil. Pela televisão, os alunos poderão assistir às aulas que serão complementadas por materiais impressos e na Internet. Ao final do curso, os inscritos receberão seu diploma de capacitação.
O telecurso tem como objetivo promover a capacitação desses trabalhadores, e também melhorar a gestão das atividades e ganhos dos produtores rurais em seus negócios, oferecendo aos interessados um conteúdo qualificado, flexibilidade de tempo e redução de custos. Os temas dos primeiros cursos serão "Manejo Animal", "Gerenciamento da Propriedade Rural" e "Nutrição, alimentos e alimentação de bovinos".
Cada curso terá duração de dois meses, e os inscritos receberão apostilas para acompanhar as tele-aulas, além de acesso ao site com todo o conteúdo especial do curso, atendimento exclusivo e, ao final de cada curso, certificado de conclusão emitido pela FAZU (após realização de prova presencial).
Para permitir o acesso ao curso a um número maior de trabalhadores, haverá duas formas de inscrição: individual ou em grupos de 12 pessoas, que terão valor diferenciado. Desta forma, é possível que um pecuarista, por exemplo, contrate o curso para capacitar vários de seus funcionários.
Ambos os projetos da FAZU serão lançados nesta sexta-feira (19) a partir das 18h30, no estande do PMGZ.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura