Projeto de fruticultura e inauguração de frigorífico na programação do Festival da Uva

03.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Meio-Norte é uma das instituições que participam do 2º Festival da Uva, evento que teve início nesta quinta-feira (03/12), em São João do Piauí.

O Festival visa desenvolver a fruticultura irrigada e transformar a cidade em um destino turístico consolidado. A organização do evento busca ainda incentivar o desenvolvimento do artesanato e da cultura local, através de exposição de produtos e de apresentações culturais.

A Unidades da Embrapa, Meio-Norte, Semiárido e Uva e Vinho, participam do evento com estande, onde serão expostos resultados de pesquisas com introdução de fruteiras exóticas em áreas irrigadas da região de São João, e também as pesquisas de melhoria da caprinocultura no semiárido piauiense.

A abertura do evento será realizada na praça Honório Santos, no centro da cidade de São João do Piauí e depois ocorrerão às visitas aos estandes. No dia 04, às 09h haverá uma visita técnica à área de fruteiras exóticas da Base Física da Embrapa Meio-Norte em São João e posteriormente será inaugurado o Frigorífico Escola de Caprinos e Ovinos da Embrapa. No mesmo dia às 14h a Embrapa será a responsável por ministrar uma oficina sobre “Cortes Especiais de Caprinos e Ovinos”.

Inauguração - A Embrapa Meio-Norte inaugura, em parceria com o Governo do Estado do Piauí e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Frigorífico Escola de Caprinos e Ovinos.

Segundo o pesquisador responsável pelo Campo Experimental da Embrapa Meio-Norte em São João do Piauí, Geraldo Magela Côrtes Carvalho, o frigorífico vai beneficiar carnes de ovinos e caprinos com o objetivo de agregar valor e garantir uma maior renda para os criadores da região. Os cursos serão ministrados mensalmente e qualquer pessoa interessada poderá participar.

Ao destacar a importância do empreendimento, Geraldo Magela revelou que um bode que custa R$ 100, se aproveitado integralmente, poderá render até R$ 400 para o produtor. “Vamos produzir linguiça, almôndegas, hambúrguer e sarapatel de qualidade e vender em mercados como Brasília, Teresina, São Paulo e aqui na própria região”.

O frigorífico escola terá capacidade para beneficiar carnes de até 30 animais diariamente e também terá câmaras frigoríficas para garantir a qualidade dos produtos. A solenidade de inauguração está marcada para sexta-feira, às 9 horas

Fonte: Embrapa Meio-Norte - (86) 30899196 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025