Morre pesquisador responsável pelo desenvolvimento da citricultura no RS

02.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Faleceu segunda-feira (30/11) o engenheiro agrônomo Carlos Modesto Motta Dornelles, pesquisador aposentado da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Designado chefe da Unidade de Experimentação e Melhoramento de Citros, na Estação Experimental de Taquari, em 1953, iniciou uma das fases mais ricas em pesquisa com citros no Estado.

Segundo os especialistas, toda a pesquisa atual em citros está baseada nos experimentos executados por Dornelles nas áreas de pragas, doenças, nutrição, manejo e melhoramento em viveiros e pomares. O pesquisador foi o responsável pelo aumento do número de variedades no Banco de Germoplasma de Citros, por meio de convênios com entidades de pesquisa.

Entre suas contribuições científicas estão mais de 100 cruzamentos realizados, que resultaram nos citranges C 13, C 41, C 37, e C 65. As variedades se adaptaram como porta-enxertos em várias copas no Rio Grande do Sul, sobressaindo-se quando comparados com outros. Os citranges são usados em outros estados do país com excelentes resultados.

Gislaine Freitas

Fepagro

(51) 3288.8036 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro