Projeto de deputados do PT suspende norma do governo que simplifica registro de defensivos

Para o deputado Helder Salomão (PT-ES) o decreto do Governo pode ampliar o número de substâncias nocivas à saúde nos alimentos

28.01.2022 | 09:01 (UTC -3)
Janary Júnior

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 819/21 suspende a vigência do decreto do governo Bolsonaro que simplificou os processos de pesquisa, análise e registro comercial de defensivos agrícolas. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Entre outros pontos, o Decreto 10.833/21 prevê mais rapidez no registro de novos defensivos e desobriga o Ministério da Saúde de avaliar a eficácia de produtos utilizados em campanhas de saúde pública e em domicílio.

Para o deputado Helder Salomão (PT-ES), autor do projeto com outros deputados da bancada do PT, o decreto coloca em risco a saúde da população e pode ampliar o número de substâncias nocivas à saúde nos alimentos.

“Em nossa opinião, assim como na de especialistas em saúde pública e de meio ambiente, o decreto coloca o País na contramão da ciência e da legislação mundial, pois coloca os interesses econômicos acima da saúde humana e da proteção do meio ambiente”, diz Salomão.

Mais informações

O projeto será analisado nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida irá para o Plenário da Câmara.

1. Tramitação do projeto

2. Matéria sobre a edição do Decreto 10.833/21

3. Texto do Decreto 10.833/21

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024