Projeto da ESALQ esteve entre os premiados no 3º Prêmio Monsanto

12.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Caio Albuquerque

Com o objetivo de estimular e reconhecer esforços em prol de uma agricultura que produza mais alimentos e tenha um menor impacto sobre o meio ambiente, aconteceu em 30 de outubro, em São Paulo, a entrega do 3º Prêmio Agroambiental Monsanto - Troféu Professor Paterniani. Na cerimônia de premiação foram condecorados onze projetos eleitos por um júri técnico, entre 400 propostas inscritas por jovens estudantes e pesquisadores de todo o Brasil.

Entre eles esteve o projeto Mapeamento fino e expressão gênica associados à resistência da soja aos percevejos, de autoria de Milene Möller, doutoranda em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), com equipe formada por Maria Imaculada Zucchi e Michelle da Fonseca Santos e orientação do professor José Baldin Pinheiro, do Departamento de Genética (LGN). O projeto ficou em 3º lugar, na categoria Pesquisador e ressalta a importância dos mecanismos para o controle de pragas na cultura da soja, uma das mais importantes fontes de proteínas do mundo, com a redução da pegada ecológica. No Brasil, segundo maior produtor de soja do planeta, o controle de pragas como os percevejos sugadores e o uso de inseticidas é vital para a manutenção e produtividade da cultura. Estudos de mapeamento de QTL (Locus de características quantitativas) e expressão gênica são fundamentais para a elucidação dos genes e mecanismos de resistência aos percevejos. O presente trabalho tem como objetivo identificar marcadores ligados aos QTL, previamente conhecidos para quinze características avaliadas (agronômicas e de resistência a percevejos), bem como genes candidatos nessas regiões e genes constitutivos diferencialmente expressos entre a cultivar resistente (IAC-100) e suscetível (CD-215).

De acordo com o júri avaliador, “A estratégia molecular é uma importante ferramenta para identificar a resistência das plantas ao ataque de insetos, contribuindo significativamente para mecanismos de controle de pragas com redução da pegada ecológica”.

Saiba mais sobre os projetos finalistas em:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025