Grupo Cultivar divulga papéis de parede de setembro
A expedição que percorreu o país em busca das histórias dos gaúchos que saíram do seu estado em busca de um sonho chega ao fim culminando em um livro com as melhores passagens da viagem, que será lançado durante a Expointer, em Esteio/RS. O repórter Carlos Wagner e o fotógrafo Mauro Vieira iniciaram a expedição em janeiro deste ano e viajaram por cerca de 30 dias pelo país pelo projeto Brasil de Bombachas, do jornal Zero Hora em parceria com a New Holland.
A viagem é uma reedição do projeto que aconteceu em 1995, quando o jornalista visitou várias cidades do Brasil em busca de histórias do povo gaúcho, que resultaram em uma série de reportagens e no livro Brasil de Bombachas. Nesta nova fase do projeto, 16 anos depois, os leitores puderam acompanhar a viagem e interagir com Wagner pela internet. As novidades eram disponibilizadas em tempo real através do Twitter, do Facebook e do blog do projeto e, a cada semana, no jornal impresso. As informações colhidas na expedição renderam cinco cadernos especiais, publicados sempre às sextas-feiras, no jornal Zero Hora.
Wagner e Vieira percorreram mais de 30 mil quilômetros em busca de histórias de gaúchos que vivem fora do Rio Grande do Sul e espalharam toda a sua experiência no cultivo por todo o país. Mais do que revelar a vida destas pessoas, durante a expedição eles também puderam conhecer a história dos pequenos municípios, que tanto se beneficiaram com a chegada e o trabalho destas famílias de agricultores gaúchos.
O resultado desta experiência é o livro que reúne relatos deste período na estrada, mostrando o que mudou no país entre uma expedição e outra, depois de mais de uma década. A publicação será lançada em terras gaúchas, no dia 29 de agosto, na tradicional feira agrícola Expointer, que acontece em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
A história da New Holland tem relação com o Rio Grande do Sul desde o início. Foi neste estado que a marca comercializou sua primeira máquina, na época importada da Bélgica. Hoje a New Holland atua com 27 concessionárias distribuídas nas microrregiões agrícolas do estado.
Patrocinadora do projeto cultural Brasil de Bombachas, a New Holland lançou um concurso que premiou a melhor história contada por gaúchos ou descendentes que saíram do estado para colonizar o Brasil. Durante o período da expedição, os clientes da marca puderam se inscrever na campanha e contar seus relatos relacionados ao tema, pelo site www.newholland.com.br/brasildebombachas.
Entre as muitas histórias recebidas, a escolhida foi “A saga da raça guerreira...”, da paranaense de nascença, mas gaúcha de coração, Patrícia Augsten. A vencedora ganhou uma viagem com acompanhante para a fábrica da New Holland, localizada em Zedelgem, na Bélgica. Patrícia escolheu a mãe para acompanhá-la na viagem, que deve durar cinco dias.
O texto de Patrícia é um relato de como os seus pais e muitos outros gaúchos chegaram à cidade de Entre Rios do Oeste, no Paraná, para trabalhar e sobreviver da agricultura, em pequenas propriedades. A história fala da dificuldade de sair do Rio Grande do Sul e se fixar em novas terras. “O foco foi a colonização deste pequeno município e a história dos meus pais, que sempre passaram a tradição gaúcha para mim e para o meu irmão”, explica.
Moradora da cidade até hoje, Patrícia conta que a família viveu da agricultura até a morte de seu avô, há aproximadamente 10 anos. “A vinda das famílias gaúchas para trabalhar na agricultura ajudou a impulsionar o crescimento deste e de outros municípios em todo o país”, completa.
Leitora assídua da Zero Hora, a vencedora ficou sabendo do concurso pelo jornal. “Resolvi escrever o texto, mas sem grandes expectativas”, conta a jornalista. Selecionada entre as finalistas do concurso, foi surpreendida com a notícia de que era a grande vencedora. “Fiquei muito feliz pela premiação, claro, mas também pela importância de mostrar a continuidade da cultura gaúcha. Hoje, muitas pessoas não dão valor às suas raízes e este concurso é uma forma de valorizar isso”, comemora.
As outras finalistas do concurso foram Bianca Fernandes Buzin, com a história “Osmar Antonio Buzin - Coragem e Humildade”, em segundo lugar e Patrícia de Medeiros, com o texto “Conhecimento, um bem permanente”, em terceiro. As duas histórias também foram publicadas com destaque no jornal Zero Hora.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura