Projeto Biofort chega ao interior do Piauí

01.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Fernando Sinimbu

O município de Campo Maior, a 84 quilômetros ao norte de Teresina, já deu a largada para participar efetivamente do Projeto Biofort, na versão transferência de tecnologia. Na segunda-feira 31, o chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Hoston Tomás Nascimento, e o prefeito Paulo Martins, assinaram o termo de compromisso para a implantação do projeto no município.

Com uma população superior a 45 mil habitantes, o município foi o primeiro do Piauí a aderir ao Biofort. O compromisso da Prefeitura é na assistência aos produtores rurais, garantia de compra dos produtos biofortificados e utilização deles na merenda escolar. A meta do projeto é ousada: alcançar, em 2012, os 223 municípios do Estado.

O plano de ação do Biofort em nível estadual prevê a capacitação de técnicos e merendeiras das escolas públicas; implantação de unidades de transferência de tecnologia com feijão-caupi, batata-doce, macaxeira e milho, todas com altos teores de ferro, zinco e betacaroteno. Capacitados, os técnicos serão multiplicadores de informações e atuarão na assistência às famílias cadastradas.

A solenidade de assinatura do termo de compromisso foi na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Maior. Além dos prefeito Paulo Martins e do pesquisador Hoston Tomás Nascimento, participaram do ato secretários municipais, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e produtores.

As ações serão coordenadas pelo analista Marcos Jacob Almeida, gerente de transferência de tecnologia da Embrapa Meio-Norte. Mais informações pelo telefone (86) 3089-9237 ou pelo e-mail

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025