Projeto apoia práticas de agricultura regenerativa no Cerrado

AGCO e The Nature Conservancy Brasil apoiarão mais de 30 fazendas, que somam 15 mil ha de pastagens degradadas

04.12.2024 | 15:38 (UTC -3)
Flavia Amarante

A AGCO Agriculture Foundation (a “Fundação”), uma organização privada com a visão de prevenir e combater a fome por meio do desenvolvimento agrícola sustentável, anunciou uma nova parceria com o Instituto de Conservação Ambiental, The Nature Conservancy (TNC) Brasil. 

Por meio de um aporte de 300 mil dólares ao longo dos próximos 24 meses, a Fundação apoiará programas da TNC Brasil que visam ajudar agricultores a adotar práticas de agricultura regenerativa. A TNC Brasil é uma das duas organizações sem fins lucrativos cujas propostas de subsídios foram selecionadas no Edital de Chamadas para Propostas de Subsídios (CAG) de 2023. A iniciativa ajudará agricultores a aumentar a produtividade, recriar ambientes saudáveis e conservar sistemas naturais que produzem água limpa e absorvem emissões de carbono. 

“Enquanto a Fundação continua seu compromisso em apoiar programas e iniciativas que contribuem para alimentar o mundo de forma sustentável, vemos uma grande oportunidade de fortalecer o conhecimento dos agricultores e suas capacidades de implementar práticas agrícolas sustentáveis”, disse Roger Batkin, Presidente do Conselho da Fundação. “Por meio da nossa parceria com a TNC Brasil, trabalharemos com agricultores e suas comunidades para melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade, conservar a natureza e ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa”. 

Com o apoio financeiro da Fundação, a TNC Brasil se concentrará em duas áreas principais:

  • Promover treinamentos em agricultura sustentável em um local de demonstração na região de Nova Xavantina, operado pela Universidade Federal de Mato Grosso.
  • Estabelecer um programa de assistência técnica com parceiros locais para treinar e envolver graduados agrícolas, como agrônomos.

Nos próximos dois anos, o projeto apoiará mais de 30 fazendas, que somam 15.000 hectares de pastagens degradadas, capacitando pelo menos 50 técnicos agrícolas de campo e 15 estudantes de pós-graduação.

“Restaurar pastagens degradadas no Cerrado é uma das principais oportunidades que temos para avançar em nossos resultados de conservação, pois isso ajuda a melhorar os meios de subsistência, restaurar solos, melhorar os sistemas hídricos nos campos agrícolas e promover a saúde do solo”, afirmou Julia Mangueira, Diretora no Cerrado da TNC Brasil. 

A TNC Brasil pretende expandir o programa de assistência técnica para alcançar até 5.000 agricultores no Brasil nos próximos cinco anos. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro