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A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) divulga os 29 melhores trabalhos, escolhidos por uma comissão julgadora entre os 2 mil inscritos no “Desafio Energia + Limpa”, a mais nova ação educacional do Projeto AGORA.
Com a missão de produzirem cartas criativas endereçadas à presidente Dilma Rousseff, abordando o tema “que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”, alunos da rede pública de ensino de dez estados e do Distrito Federal (DF) passaram quatro meses trabalhando em sala de aula com o kit pedagógico do “Desafio Energia + Limpa” para apresentarem suas conclusões.
Palavras simples e argumentos coesos, que demonstram conhecimento sobre a matriz energética brasileira, foram os principais ingredientes das cartas endereçadas à presidente.
O uso da bioeletricidade, gerada tanto pela biomassa da cana como pela energia do sol e da força dos ventos, foi indicada por eles, principalmente em época de estiagem, como fonte complementar à energia hídrica, que responde por cerca de 80% da eletricidade utilizada no País.
O júri final do “Desafio Energia + Limpa” foi composto pela gerente de Comunicação da FMC, Fernanda Teixeira; o presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina; o técnico de Projetos Pedagógicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Hamilton de Souza; o coordenador de Infraestrutura da Organização Não-Governamental WWF-Brasil, Pedro Bara Neto; e o professor de Geografia e coordenador da Comissão, Gilberto Pamplona.
“Tivemos dificuldades para indicar os vencedores, principalmente pela qualidade e precisão dos textos. Mas foi muito bom ver o interesse e a seriedade desses adolescentes pelo tema proposto e pelo agronegócio,” explicou Perina.
Para Pamplona, o material do Desafio possibilitou a reflexão sobre a qualidade e os tipos de energias existentes. “Fiquei impressionado. Eles, com tão pouca idade, já mostram familiaridade com a causa energética. Percebi também que os estudantes foram além do conteúdo do kit. Buscaram ajuda na internet, nos livros e até mesmo na própria comunidade,” destacou o educador.
Para o representante da WWF, o que mais chamou a atenção foi a abordagem de assuntos como mudanças climáticas e sustentabilidade. “Esses alunos têm um DNA mais verde. Eles abraçaram o projeto, entenderam a ideia. Eles relacionaram a questão energética com a ambiental, e o que pode acontecer com o país, com o mundo, caso essa relação seja deixada de lado,” enfatizou.
Segundo Teixeira, da FMC, os estudantes fizeram de forma precisa a integração dos tipos de energias existentes, respeitando para tanto as necessidades da região onde vivem. “Percebi que os alunos do Nordeste deram mais enfoque à energia solar, os do Sul à energia eólica, e os da região Sudeste à biomassa. Cada um, utilizando o tipo de energia mais recorrente em sua cidade, mostrou a forma mais inteligente de se ter uma energia sustentável”, explicou.
Hamilton dos Santos, da FDE, enfatizou a iniciativa do Projeto AGORA ao propor um debate tão construtivo e provocador. “É de suma importância levar para dentro da escola esse tipo de conhecimento, e fazer com que essa geração cresça com a consciência de que é necessário buscar outras fontes de energia. Essa reflexão é vital para o futuro energético do país,” definiu.
O evento de premiação do Desafio será realizado no dia 05/12, na capital paulista, no espaço para eventos Chácara Santa Cecília. Na ocasião, um vencedor de cada estado - totalizando 11 representantes - virá ao evento acompanhado pelo responsável e o professor ou professora que desenvolveu o projeto na sala de aula.
Convidados para o evento devem confirmar presença através do telefone (11) 3854-8060 ou pelo email:
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