Indicador do algodão sobe com alta do dólar
Três personalidades que contribuíram de forma decisiva para a consolidação do setor sucroenergético brasileiro serão homenageadas durante a cerimônia de entrega do 3º Prêmio TOP Etanol, marcada para o dia 30 de maio no Centro de Eventos Unique Palace, em Brasília. A escolha dos homenageados foi feita pelas entidades e empresas participantes do Projeto AGORA, a principal ação de marketing e comunicação já promovida para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.
Os selecionados representam as esferas política, acadêmica e científica:
· LUIZ SOARES DULCI – Personalidade Política
O ex-Secretário-Geral da Presidência da República do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido devido ao intenso trabalho que desenvolveu na coordenação das negociações que levaram à assinatura do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. Firmado em 2009 entre o Governo Federal, representantes dos trabalhadores e da indústria da cana-de-açúcar, o Compromisso identificou 30 melhores práticas trabalhistas já existentes no setor, que foram estabelecidas como padrão para as empresas signatárias. A atuação e o profundo envolvimento de Dulci garantiram transparência e clareza nas discussões, que produziram um acordo tripartite inédito no Brasil, por envolver todas as partes e elevar padrões para além do que determina a legislação trabalhista em vigor. O ex-secretário é formado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor de Língua e Literatura Portuguesa, com especialização em educação de adultos.
· JOSÉ PAULO STUPIELLO – Personalidade Acadêmica
Engenheiro agrônomo e doutor em tecnologia do açúcar e do álcool pela Universidade de São Paulo (Esalq-USP), Stupiello se destaca por sua liderança à frente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), entidade que promove o intercâmbio científico, técnico e cultural entre as diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil e do exterior. Pesquisas em novas variedades, na área industrial e de fermentação de cana são algumas das atividades desenvolvidas pela STAB. Na década de 70, quando o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) dava os seus primeiros passos, foi um grande incentivador de pesquisa e desenvolvimento no setor sucroenegético.
· MARCOS JOSÉ MARQUES – Personalidade Científica
A atuação do economista Marcos José Marques na área de energia está ligada a importantes momentos da história do País, como o enfrentamento do segundo choque do petróleo, a criação do Programa Nacional de Álcool (Proálcool), a concepção do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a inclusão de automóveis na Lei de Eficiência Energética. O Proálcool, aliás, foi em boa medida levado adiante graças aos esforços de Marques na década de 70. Na época, sob seu comando, foram criados programas de financiamentos junto à Secretaria de Tecnologia Industrial, para o desenvolvimento de etanol de cana.
Na edição de 2012, o 3º Prêmio TOP Etanol premiará trabalhos voltados para o tema “Agroenergia e Meio Ambiente.” Concorreram ao todo 349 trabalhos, sendo 110 de jornalismo, 143 fotografias, 87 trabalhos acadêmicos e nove projetos de inovação tecnológica. As quatro modalidades do concurso se subdividem em doze categorias que, no conjunto, destinarão aos vencedores um total de R$ 104.500,00 (cento e quatro mil e quinhentos reais) em valores brutos.
“O TOP Etanol já é peça importante do calendário anual do setor sucroenergético e a realização do evento pela primeira vez em Brasília vai dar exposição ao evento e ao setor a um público diferenciado e com peso estratégico,” afirma Leandro Pampin, gerente de Marketing da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das entidades e empresas que participam do Projeto AGORA. Ele reforça a importância de confirmar presença no evento o quanto antes, devido à grande procura. As confirmações devem ser feitas por e-mail, pelo endereço
ou pelo fone (61) 3963-5769.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura