Canavial nos pampas
O “Gestão Sindical”, programa de formação de líderes nos sindicatos rurais do Estado, retoma a segunda etapa nesta sexta-feira (14/11). O treinamento de Excelência em Liderança (ELI) traz a Campo Grande diretores de nove sindicatos rurais. A qualificação, conduzida pela educadora paranaense Cláudia Cosentino, continua no sábado (15) no Hotel Exceller, na avenida Afonso Pena, a partir das oito horas.
A segunda fase do programa dá ferramentas para melhorar e identificar o potencial de cada liderança utilizando debates e oficinas, disse Maria Anita Medeiros, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (SENAR/MS). “Eles devem entender que estão a serviço dos produtores rurais e tem a missão de impulsioná-los”.
O “Gestão Sindical” é desenvolvido pelo SENAR/MS em parceira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae/MS), seguindo um modelo da Federação de Agricultura e Pecuária do Paraná (FAEP).
Etapas do “Gestão”
O programa realizado em Mato Grosso do Sul se divide em três fases. Na primeira, o diagnóstico, os consultores conheceram a realidade do funcionamento de 10 sindicatos rurais.
A segunda etapa, o ELI, capacita a diretoria dos sindicatos rurais com conteúdos específicos da atuação na Excelência em Liderança. Ela está dividida em três módulos, o primeiro ocorreram nos dias 24 e 25 de outubro.
Em fevereiro de 2009 começa a terceira fase do programa, na qual cada sindicato vai elaborar seu plano estratégico para o próximo ano. Cada liderança construirá a missão focada na visão de futuro que almeja para seu sindicato.
Fonte: Sato Comunicação - (67) 3042-0112/ 3029-0113
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura