Melaço da cana ajuda no combate à Helicoverpa
A quarta edição do Programa Soja Livre será lançada nesta segunda-feira, às 19h, no Sindicato Rural de Sorriso. O evento marca o início das atividades nesta safra, que contarão com um rally, dias de campo em Unidades de Demonstrativas e visitas técnicas.
O Soja Livre é um programa realizado em parceria pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Brasileira de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja) e a Cooperativa de Desenvolvimento Agrícola (Coodeagri). O programa foi criado como forma de promover as cultivares de soja convencionais e de manter a opção de escolha do produtor, garantindo maior oferta de sementes, competitividade, regulação do mercado e a redução da dependência de uma única tecnologia.
“Os programas de melhoramento estavam focando suas energias nos transgênicos, reduzindo os cultivares e o volume de sementes convencionais”, recorda Rodrigo Brogin, pesquisador Embrapa Soja.
Entretanto, como determinados mercados consumidores apresentam rejeição ao grão geneticamente modificado, surgiu uma demanda hoje crescente pela soja convencional, cujas sementes não eram encontradas facilmente pelos produtores. Desta forma, o Programa Soja Livre também visa garantir o atendimento a estes mercados mais exigentes, como o europeu, japonês e coreano, por exemplo, que chegam a pagar mais pelos grãos livres de transgenia.
“O mercado percebeu que estava perdendo consumidor e surgiu o programa para trazer como pauta de discussão a soja convencional”, destaca o coordenador do Programa Soja Livre, Luis Artur Saraiva.??
Por meio de ações de transferência de tecnologia, o Programa Soja Livre busca mostrar aos produtores as alternativas de cultivares convencionais competitivas mais indicadas para cada região.
Em Mato Grosso, foram instaladas unidades demonstrativas do Programa Soja Livre em Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Deciolândia, Nova Xavantina e Querência. Em cada uma delas haverá um dia de campo para mostrar no campo o desempenho dos materiais para produtores, técnicos, empresários do agronegócio e estudantes. Os eventos serão realizados entre o fim de janeiro e início de março.
A programação do Programa Soja Livre em Mato Grosso contará também com o 2º Rally Soja Livre. A expedição ocorrerá entre os dias 16 e 18 de janeiro.
Lançamento
Durante o evento de lançamento da 4ª edição do Programa Soja Livre, haverá uma palestra com Liones Severo,?operador de Mercado de Commodities Agrícolas, Consultor e Analista de?Mercado e Administrador de Risco. Ele falará sobre “Como lucrar negociando Soja”. O evento tem entrada gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
Serviço:
Lançamento: Programa Soja Livre?
25 de novembro, às 19h
Sindicato Rural de Sorriso (MT) – Av. Marginal Esquerda, nº 1.415 - Bom Jesus,
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura