Programa Semeando comemora 10 anos de educação ambiental em Minas, nesta terça-feira (30)

29.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas (Faemg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e os Sindicatos dos Produtores Rurais realizam nesta terça-feira (30), em Belo Horizonte, um multievento para comemorar os 10 anos do Programa Semeando. Está prevista a participação de cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores, diretores de escolas e familiares.

 

A partir das 17h30, no Alta Vila, bairro Vila da Serra, em Nova Lima, as entidades darão início à solenidade de premiação de 45 alunos e seus professores, vencedores do concurso nas categorias Desenho e Redação, e de 22 professores, na categoria Experiências Pedagógicas. Serão premiados representantes de 11 regiões, abrangendo todo o Estado.

 

O concurso Semeando – que em 2010 recebeu 13.900 trabalhos para avaliação - tem o objetivo de valorizar o aprendizado dos alunos e as experiências coletivas vivenciadas pelas escolas com o tema do programa em 2010: “Integração Campo Cidade”. Por meio dele, o Semeando levou os participantes a aprofundarem o estudo das relações de interdependência entre o campo e a cidade. Nesse contexto, buscou valorizar os aspectos culturais de Minas, com foco na vida do homem do campo, seus valores, sua relação com a natureza, as diferentes culturas e os produtos que dão vida aos centros urbanos.

 

3 milhões de alunos - O Semeando constitui hoje o maior programa de educação ambiental em Minas Gerais. Voltado para crianças e adolescentes, tem a participação de cerca de 3 milhões de alunos do ensino fundamental de 11 mil escolas públicas municipais e estaduais.

 

Criado em 2001 com o objetivo de mostrar às crianças e aos jovens os valores, a cultura e o papel da agricultura e da pecuária para o abastecimento e sobrevivência das pessoas no campo e nas cidades, o programa permitiu aos alunos e professores estudarem temas como a origem dos alimentos, a importância da água e as riquezas do solo. Com o passar dos anos, o Programa foi enriquecendo seu conteúdo, incluindo temas como as práticas sustentáveis para o futuro da população mundial, segurança alimentar, ética e cidadania, entre outros.

 

Experiências coletivas – O Programa Semeando não se restringiu apenas aos alunos e às escolas nestes 10 anos. Um dos seus méritos foi agregar a participação das famílias, das comunidades, das empresas, do comércio e dos órgãos públicos locais, como está registrado nos trabalhos relatados pelas escolas. “Esse é certamente o grande legado do Programa, que conseguiu extrapolar os muros das escolas e envolver toda a comunidade em discussões e ações práticas sobre ética, cidadania, produção de alimentos e sustentabilidade ambiental”, avalia a coordenadora do Programa, Vânia Ferreira de Mello.

 

Garrafas pet - É o caso, por exemplo, do “Projeto Campo e Cidade: Uma Parceria Inteligente”, desenvolvido pela Escola Estadual Felício Pereira de Araújo, de Montes Claros, um dos vencedores de 2010. Entre as ações empreendidas pelas quatorze turmas, incluem-se as entrevistas realizadas com moradores mais antigos da cidade sobre vários temas, incluindo a forma tradicional de produzir os diversos tipos de queijos da região de Montes Claros. Atualmente, em parceria com uma ONG local, a Laboreart, estão confeccionando enfeites de natal a partir de garrafas pet.

 

Teatro – Outra experiência vencedora, o “Projeto Dom Cavati, Nossa Gente, Nosso Orgulho”, permitiu aos alunos da Escola Estadual Professora Ilma de Lana Emerique Caldeira conhecerem mais sobre o lugar onde moram, o município de Dom Cavati, na região de Governador Valadares. Nessa empreitada, entre outras atividades os alunos pesquisaram as festas tradicionais locais, realizaram entrevistas com pessoas mais antigas da região e fizeram caminhada do centro da cidade até uma propriedade rural, para o contato direto com o dia-a-dia dos moradores. Ao final, os estudantes criaram peças de teatro com o objetivo de apresentarem o novo aprendizado.

 

Livro comemorativo – Para comemorar os 10 anos do Semeando, será lançado o livro “Programa Semeando – Dez anos de educação ambiental em Minas Gerais”. O livro traz em 112 páginas, textos, fotos e ilustrações que contam a trajetória do programa na sua primeira década. Trata-se de um compêndio completo com os objetivos, a justificativa, as metas e a apresentação do material didático destinado a cada ano aos alunos e professores como apoio aos temas estudados. O livro permite conhecer, também, como se deu a realização – na prática – do Semeando, desde a sua criação em 2001, por meio de desenhos e redações de alunos e do relato das experiências pedagógicas dos professores.

 

Parcerias - O Programa Semeando tem a parceria do Sebrae-MG, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sistema Sicoob Crediminas, CBMM, Bunge e Dow AgroSciences. O Programa tem o apoio do governo de Minas e das prefeituras municipais.

 

Vanúsia Duarte

Result MKT e Comunicação

(31) 3214-2854

vanusia.duarte@globo.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025