Workshop vai discutir conservação e uso de recursos genéticos animais
Cerca de 40 grandes produtores de milho de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão reunidos hoje e amanhã em Cuiabá (MT) para um encontro de qualificação promovido pelo programa Safra Premium, cujo objetivo é aproximar os agricultores ainda mais do desempenho e da tecnologia da marca Dekalb, líder mundial em biotecnologia de sementes. O evento será marcado por cursos com especialistas que ajudarão o agricultor na gestão de seus negócios. “Governança em Empresas Familiares e Sucessão” “Gestão Estratégica e Operacional em Empresas Rurais” e “Gestão Financeira em Empresas Rurais” são alguns dos assuntos a serem discutidos.
Durante toda a safrinha de milho 2011, os agricultores que participaram do programa receberam um acompanhamento diferenciado da evolução de sua lavoura, com visitas periódicas de RTVs (Representantes Técnicos de Vendas) da Dekalb. Também foram oferecidos cursos on-line sobre assuntos relevantes ao agronegócio. “Queremos estar cada vez mais próximos dos agricultores, contribuindo sempre para o sucesso de suas lavouras”, afirma André Buran, gerente de Marketing da Dekalb.
Além do acompanhamento durante toda a safrinha e dos cursos que serão oferecidos, os produtores que atingiram a maior área de plantio do DKB 390 PRO, em relação à área disponível para cultivo de milho em suas lavouras, foram premiados com uma viagem ao Monsanto Technology Tour para conhecer a maior região produtora de milho do mundo, no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Durante a semana em que passaram pela maior região produtora do grão nos Estados Unidos, no final de agosto, visitaram propriedades rurais, centros de pesquisa da Monsanto em Chesterfield, Crever-Couer e Monmouth, e a Farm Progress Show (http://farmprogressshow.com), principal feira agrícola do país.
“Foi uma grande oportunidade para que esses produtores conhecessem os mais modernos processos de desenvolvimento de produtos oriundos da biotecnologia no mundo e trocassem experiências com grandes especialistas que irão contribuir para melhorar ainda mais os resultados nas lavouras”, avalia Carlos Harada, gerente de Clientes da Monsanto do Brasil.
Para Raijan Cezar Mascarello, que cultiva milho em Sapezal (MT), o Brasil poderá alcançar brevemente a rentabilidade vista nos Estados Unidos. “Nós temos boas sementes, agricultura de precisão e fazemos plantio direto. Trocar experiências com produtores de Illinois e conversar com pesquisadores da Monsanto agregou muito conhecimento”, avaliou. “Nós estamos correndo atrás.” Segundo Alcir Fisher, de Sinop (MT), todo produtor precisa conhecer o Meio-Oeste americano. “É uma oportunidade única de ver como é o dia a dia na lavoura nos Estados Unidos e avaliar em que podemos melhorar para sermos mais competitivos.”
O estudante de Agronomia Henrique Beledeli, cuja família planta milho safrinha em Sorriso (MT), está empolgado para ver as tecnologias em sua lavoura. “A descoberta de genes que ajudam a aumentar a produtividade é surpreendente, já a tecnologia de tolerância à seca, quando for trazida para o Brasil, poderá colaborar para dobramos a área plantada com a cultura no inverno”, avalia. Cristiano Massaroli, de Sapezal (MT), compartilha da mesma opinião. “Esse é um processo que não vai nem pode parar nunca. E com as tecnologias o brasileiro se torna cada vez mais competitivo” afirmou.
Antes de retornarem ao Brasil, os ganhadores do Safra Premium tiveram o privilégio de conhecer a Bolsa de Valores de Chicago e cidade de Dekalb, onde passaram pelo Dekalb County Farm Bureau, uma das mais antigas associações de produtores dos Estados Unidos.
O híbrido de milho DKB 390 PRO tem como característica principal o excelente potencial produtivo. Com colmo de alta sanidade e boa resistência ao quebramento, é indicado para a produção de grãos e deve ser plantado com a melhor tecnologia de manejo e nos primeiros plantios de verão e safrinha. Possui alto teto produtivo no Cerrado e é insuperável em regiões abaixo de 700 metros de altitude.
A tecnologia VT PRO garante o controle superior das principais pragas que atacam à cultura. É considerada a segunda geração de milho geneticamente modificado, por controlar um espectro mais amplo de pragas ao produzir duas proteínas inseticidas do Bt (Bacillus thuringiensis), que protegem contra a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), a lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) e de espécies dos gêneros Ostrinia (broca europeia do milho e broca asiática do milho) e Diatraea (broca-do-colmo).
Fundada há quase 100 anos na cidade de Dekalb, nos Estados Unidos, a Dekalb é uma marca global, encontrada, além do Brasil, em países como Índia, Indonésia, Japão, China, Coreia, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Argentina, México e Canadá, entre outros.
Primeira marca a lançar, no mundo, um híbrido geneticamente modificado, o milho Roundup Ready, em 1998, a Dekalb investe mais de US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, também foi a primeira marca de sementes de milho a comercializar um híbrido geneticamente modificado, o milho YieldGard, em 2008, e a tecnologia YieldGard VT PRO, em 2010.
Marca da inovação, oferece resultados desafiadores para os agricultores que desejam ser líderes, trazendo o melhor em termos de produtividade, alta performance e liderança tecnológica.
Saiba mais no site
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura