AGCO Finance oferece condições de crédito competitivas
Um protocolo de parceria para a melhoria genética dos rebanhos bovinos da microrregião do Vão do Paranã, do Nordeste goiano e entorno de Brasília, foi assinado nesta quinta-feira (10/09), na Capital Federal.
O Programa Pecuário Bezerro do Vão será gerido pela Associação dos Criadores do Planalto (ACP) e terá apoio institucional do Sistema FAEG/SENAR, dos governos de Goiás e Distrito Federal e de empresas privadas que atuam no ramo de melhoramento genético de rebanhos bovinos de corte.
Dos 39 municípios que compõem a microrregião do Vão do Paranã, Nordeste goiano e entorno de Brasília, 18 participarão da etapa inicial do programa. Será escolhida uma propriedade por município e selecionadas 100 matrizes Nelore. Esses animais serão inseminados artificialmente por AITF com semens de excelência genética subsidiados em 40% pela Associação. A contrapartida do produtor será de R$ 35 por animal inseminado, valor que representa 8% dos custos de implantação. Os parceiros privados do programa darão apoio técnico aos produtores.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner explica que a entidade entra na parceria com o compromisso de articular junto ao governo de Goiás as adequações tributárias da cadeia produtiva, continuar oferecendo por meio do Senar treinamentos e cursos referentes à atividade pecuária de corte, apoiar na realização e divulgação de eventos e reuniões. José Mário Schreiner foi homenageado no evento com a Comenda de Mérito Agropecuário que recebeu das mãos do presidente da ACP, Aguinaldo Lelis.
Rebanho
O Vão do Paraná é composto por 17 municípios que possuem um rebanho bovino de 979.720 cabeças, quantia que representa 4,79% do rebanho total de Goiás (mais de 20 milhões de cabeças). Já no entorno do Distrito Federal há 22 municípios – três estão no estado de Minas Gerais. Eles abrigam cerca mais de 1,8 milhão de cabeças.
A intenção do Programa Pecuário Bezerro do Vão é, em médio prazo, atender todos os 39 municípios da região com projetos de seleção de matrizes para reprodução, difusão de tecnologias de reprodução animal e nutrição para a criação de bezerros, difusão de métodos de gerenciamento empresarial e de busca de novos modelos de comercialização.
Francila Calica
Departamento de Comunicação Sistema FAEG/SENAR
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura