Programa foca controle de plantas daninhas nas culturas de soja, milho e cana-de-açúcar

Equipe técnica da Nufarm difunde resultados a campo obtidos nas últimas safras com a aplicação dos herbicidas de ponta Crucial e ZethaMaxx

23.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Nufarm investe em um programa de difusão de resultados a campo associado à aplicação dos herbicidas Crucial e ZethaMaxx, nas culturas de soja, milho e cana-de-açúcar. A ação informativa da companhia australiana foca o manejo de invasoras de difícil controle - como a buva e o capim-amargoso na sojicultura – e está ancorada em dados atrelados ao desempenho dos dois produtos nas últimas safras.

De acordo com o diretor executivo de marketing da Nufarm, engenheiro agrônomo Fernando Manzeppi, o novo herbicida ZethaMaxx, lançado durante a safra 2016-17, tem sido alvo de diversos estudos realizados nas lavouras brasileiras. O produto, assinala o diretor, é recomendado na dessecação e pré-plantio da soja, tem um amplo espectro de ação de controle de plantas daninhas e favorece à preservação da molécula do glifosato.

“Com a sobreposição de semeadura de culturas ‘RR’ no Brasil, a seleção de plantas resistentes e tolerantes aumentou bastante. Hoje, temos oito espécies resistentes ao glifosato. Para evitar a intensificação desse problema, é necessário que o agricultor use herbicidas pré-emergentes com diferentes mecanismos de ação no manejo de sua lavoura”, explica Manzeppi.

Segundo o executivo, resultados colhidos nas lavouras brasileiras apontam que ZethaMaxx atua com eficiência sobre plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas. “Trata-se de um produto capaz de resgatar aos agricultores a tranquilidade no manejo de invasoras da soja, graças a seu longo período residual e amplo espectro de controle”.

Já o herbicida Crucial, acrescenta o diretor da Nufarm, ultrapassou a marca de 50 milhões de hectares tratados no Brasil, cerca de quatro anos depois de lançado. Para Manzeppi, o produto tornou-se reconhecido por produtores pela rápida absorção e translocação nas plantas daninhas e sua excelente performance mesmo em períodos chuvosos. “Devido a essa característica, o herbicida Crucial age mais rapidamente em relação aos outros glifosatos disponíveis no mercado”, afirma Manzeppi.

Além da soja, cana-de-açúcar e do milho, Crucial® conta com registro para outras 12 culturas. Seu ingrediente ativo é o glifosato acrescido das tecnologias duplo sal (sal de Potássio e sal de MIPA) e surfactantes bioativadores.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro