Programa Embrapa & Escola e Horta Escola receberam alunos da Escola Oscarlina Pires Turato

15.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Programa Embrapa & Escola e o projeto Horta Escola da Embrapa Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna recebeu, em 1º de julho, 60 crianças do ensino infantil e fundamental da Escola Oscarlina Pires Turato para participaram de oficina de plantio em vasos.

Segundo a estagiária de Nutrição, estudante da Faculdade de Jaguariúna Mayra Morette, esta oficina demonstra que é possível e saudável ter uma horta caseira livre de agrotóxicos. “Podemos usar os restos orgânicos da nossa casa para fazer uma compostagem, que enriquece o solo, além de evitar que esses restos sejam desperdiçados indo para o lixo”.

Na conversa com os alunos falou-se sobre “os bichinhos que fazem bem”, o que são hortaliças, seus tipos, como colher, a melhor época para plantar cada uma delas e o mais importante, os benefícios de uma alimentação saudável. Na visita à horta escola, os alunos puderam ver, tocar e sentir o cheiro de algumas hortaliças.

Depois da visita, Gilberto Ribeiro, técnico da Embrapa, mostrou passo a passo o plantio de mudas, usando composto orgânico, copos descartáveis e caixas de leite. Cada grupo de alunos recebeu uma espécie diferente. Foram plantados bálsamo, alecrim, manjericão e boldo.

Quem planta colhe

Os produtos da horta-escola foram usados na preparação de receitas de patê de beterraba e suco de acerola. Assim, todos experimentaram o gostinho de alguns desses alimentos, além de conversarem sobre suas características nutricionais.

“A idéia de oferecer um lanche no final da visita é mostrar que podemos fazer receitas saborosas com o que plantamos, além de incentivar o hábito alimentar mais saudável”, enfatiza Ribeiro.

Horta Doméstica

Qualquer pessoa com espaço livre e com alguma incidência de sol - de 3 a 5 horas diárias, pode cultivar desde temperos, ervas medicinais e aromáticas até hortaliças e legumes frescos. Os temperos, plantados em vasos ou jardineiras crescem rapidamente.

Os vasos podem ser de barro, plástico, de garrafas PET ou caixas de leite com pelo menos 20cm de profundidade. Além disso, é necessário argila expandida, lascas de pedras, cacos, areia para drenagem, terra orgânica adubada e mudas orgânicas. O recipiente precisa ter furos para a drenagem da água. Coloque uma camada de lascas de pedra, em seguida uma de areia e depois de terra e faça um buraco para a sua muda. Agrupe as hortaliças da mesma espécie próximas umas das outras. Continue esse processo até preencher o vaso. Regue com água, mas evite o excesso. Verifique a necessidade de rega de cada uma antes de colocar várias espécies no mesmo recipiente. Para a colheita, não arranque as folhas. Corte os galhos com tesoura para que brotem de novo.

Algumas ervas interessantes para se ter em casa

O coentro tem sabor marcante, combina com frutos do mar e caldos de peixe. É essencial no molho curry, usado na cozinha indiana para dar sabor a frangos e carnes.

De sabor suave, a salsinha é muito usada em saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, destaca o sabor do prato principal.

Com sabor forte e aromático, o orégano combina bem com tomate fresco, molhos à base de tomate, omeletes, assados e pratos com queijo. A erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente da versão desidratada, que tem seu amargo mais acentuado.

A hortelã tem sabor fresco e doce. É recomendada no preparo de carnes, principalmente porco e carneiro e de batatas e manteigas aromatizadas. Seus raminhos podem ser usados como decoração.

Escolas podem agendar visita pelos emails

ou

.

Informações adicionais: 19.3311.2608

Cristina Tordin

Embrapa Meio Ambiente

19.3311.2609 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025