Programa Embrapa & Escola chega a Jales/SP

23.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

“Eu quero trabalhar na Embrapa e ser um degustador mirim” Esta foi a decisão do estudante da 5ª série do Colégio Objetivo, Henrique Cardoso Lima chegou após assistir a apresentação do pesquisador João Dimas Garcia sobre o programa de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho e o desenvolvimento de novas cultivares.

Henrique foi um dos duzentos participantes do Programa Embrapa & Escola, que aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, na Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho, em Jales(SP).

Além de conhecerem o programa de melhoramento genético da videira, as crianças das Escolas Objetivo e Elza Pirro Soares, conheceram a Estação Agrometeorológica, com a pesquisadora Rosemeire de Lellis Naves e sobre o cultivo da videira em especial da ‘Niágara Rosada’, uma das principais cultivares produzidas na região, com o pesquisador Reginaldo Teodoro de Souza. Também aprenderam alguns conceitos sobre agricultura orgânica, rotação de culturas e reciclagem, quando assistiram o vídeo “João das Alfaces, produzido pela Embrapa Agrobiologia (RJ).

No entanto, por mais que tenham achado tudo muito interessante, a parte mais festejada foi o lanche, que além de biscoitos e sucos de uva fornecidos por empresas parceiras do projeto, Isabela e Tecnovin, as crianças se deliciaram comendo as uvas ‘Niágara Rosada’, ‘BRS Clara’ e ‘BRS Morena’, essas duas últimas cultivares sem sementes, desenvolvidas pela Unidade. Após a visita, os alunos irão produzir uma redação sobre

as atividades apresentadas, sendo que as três melhores serão premiadas e poderão ser publicadas.

O Programa Embrapa & Escola é realizado há nove anos na Sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, e este ano está sendo realizado pela primeira vez nas Estações Experimentais da Unidade. O objetivo da atividade é apresentar às crianças o trabalho desenvolvido pela empresa em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura, por meio da divulgação das tecnologias geradas pela Embrapa e da apresentação da vitivinicultura de clima tropical na Estação de Viticultura Tropical e sobre o cultivo de frutas de clima temperado, como maçã, pera e pêssego na Estação Experimental de Fruticultura Temperada, localizada em Vacaria (RS).

O programa é coordenado pela Área de Comunicação da Embrapa Uva e Vinho. Segundo as coordenadoras, relações públicas Anelise Sulzbach e jornalista Viviane Zanella, o programa foi um sucesso. “A melhor recompensa que você pode ter é acompanhar a descoberta e o encantamento que as crianças ficam após a visita. E o melhor é ver que a paixão pela pesquisa dos nossos pesquisadores é facilmente passada para as crianças.

Quem sabe não tenhamos futuros cientistas nesse grupo”, comentou Viviane.

Anelise destacou a importância da aproximação e simplificação de temas difíceis de abordar como, por exemplo, o melhoramento genético. “Nada melhor do que eles verem as plantas no campo e esclarecem todas as dúvidas”.

“As crianças estavam eufóricas e o comentário geral era que foi a melhor atividade deste ano”, comentou a professora Giseli Guimarães, da Escola Objetivo.

Segundo a supervisora da Estação Experimental, Rosemeire de Lelis Naves, este ano foram escolhidas algumas escolas com relação mais próxima à Estação, mas o grande objetivo é firmar uma parceria com a Secretaria de Educação e envolver todas as Escolas Públicas do Município. Parceria semelhante a já existente em Bento Gonçalves e Vacaria, na qual as Secretarias de Educação não apenas apóiam a vinda das criança, como também encontram na Embrapa uma entidade para capacitação dos professores através de palestras com temas específicos de interesse.

O Programa Embrapa & Escola na Sede, em Bento Gonçalves, ocorrerá de 26 a 30 de outubro e atenderá 1400 crianças e na Estação de Fruticultura Temperada, em Vacaria, será nos dias 24 e 25 de novembro e receberá 300 crianças.

Viviane Zanella

Embrapa Uva e Vinho

54-3455-8084 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025