Câmara de Flores debate Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010
O programa “Gestão Sindical” finalizou segunda-feira (08/12) a segunda etapa do treinamento de Excelência em Liderança (ELI). O treinamento aconteceu no Hotel Exceller, em Campo Grande. Ao todo, foram 26 participantes de nove sindicatos rurais, que debateram o papel do líder e a profissionalização dos sindicatos rurais.
“Crescimento é a palavra que resume essa experiência que tivemos. Pudemos abrir nossa visão para que consigamos vencer desafios e a superar problemas que possamos vir a passar no sindicato. A gente estudou as dificuldades atuais que temos e conseguimos enxergar a solução”, avalia Eliza Miranda, tesoureira do sindicato rural de Maracaju.
O treinamento foi repassado em forma de oficinas e debates, trabalhando o desenvolvimento intra e interpessoal de cada participante. “Com o trabalho em grupo a g ente aprendeu a avaliar os conceitos e a rever a forma de pensar para que possamos ter atitude de líderes, pautadas pela ética como forma de agregar valores corretos”, afirma Deny Nociti , secretário do sindicato de Jardim.
Segundo Helena Gasparani, educadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS), “a liderança propõem repensar uma mudança de foco no desenvolvimento sustentável. O objetivo era instigar uma mudança na forma de pensar das pessoas. Os líderes devem buscar fundamentação para novas estratégicas, e para isso eles devem se sentir como uma alavanca no trabalho realizado no sindicato”.
O “Gestão Sindical” é um programa desenvolvido pelo SENAR/MS em parceira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae/MS), e tem como objetivo diminuir obstáculos na agropecuária e desenvolver lideranças no setor rural.
Fonte: Sato Comunicação - (67) 3042-0112/ 302 9-0113
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura