Programa de Formação de Gestores e Sucessores em Pecuária de Corte chega à sexta etapa

19.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Thell de Castro

A Academia da Pecuária e a Coan Consultoria promovem desde o último mês de maio o PEC GS - Programa de Formação de Gestores e Sucessores em Pecuária de Corte, que já teve cinco etapas realizadas e terá a sexta nos dias 9 e 10 de setembro. Inédito no Brasil, o curso é dividido em dez etapas.

A aula inaugural ocorreu nos dias 20 e 21 de maio, no Hotel Íbis, em Ribeirão Preto (SP). Os outros quatro encontros já promovidos aconteceram nos dias 03 e 04 de junho; 24 e 25 de junho; 15 e 16 de julho; e 12 e 13 de agosto. Além do encontro de setembro, o calendário de atividades terá etapas nas seguintes datas: 07 e 08 de outubro; 04 e 05 de novembro; 25 e 26 de novembro; e o encerramento será nos dias 09 e 10 de dezembro.

O curso tem como principal objetivo formar gestores e sucessores em pecuária de corte, considerando como alicerces do desempenho superior a gestão, a liderança e o uso eficiente de tecnologias. No total, são 200 horas-aula (140 horas presenciais e 60 horas práticas). As aulas são ministradas nas sextas, das 14h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Os instrutores são o médico veterinário Júnior Fernandes e o zootecnista Rogério Coan, além de consultores renomados, dentre eles Lygia Pimentel, da XP Investimentos, e Maurício Palma Nogueira, da Bigma Consultoria. O conteúdo do curso inclui temas como empreendedorismo, gestão (planejamento, execução e controles), liderança e trabalho em equipe, formação e manejo de pastagem, confinamento, estratégias de suplementação, manejo reprodutivo e sanitário, manejo racional, custos de produção, análise de mercado e uso da BM&F, entre outros. Os participantes ganham três meses de relatórios da XP Agro.

O curso teve 100% das vagas preenchidas, contando com 20 participantes. Além de interessados de diversas partes do Brasil, um dos participantes veio do exterior para agregar conhecimentos. "É uma experiência muito nova para mim, por isso vim do Paraguai para fazer este curso. A tecnologia existente no Brasil é mais avançada em vários aspectos, com um grande investimento em inovação. Com o nível de aprendizado que se tem aqui, poderei mostrar no meu país esses avanços, compartilhando essas experiências", diz Jose Manuel Lezcano, da cidade de Concepción.

Para Renata Stein, de Goiânia (GO), o curso aborda situações do cotidiano da fazenda na sala de aula. "É importante para compartilhar experiências, problemas e soluções. Faz muita diferença. Sempre que tenho oportunidade, faço cursos voltados para a área de agropecuária", conta ela. Assim como ela, Sandro Ferrielo, médico de Taubaté (SP), se interessa por cursos da área. "Fiquei sabendo por um anúncio na revista DBO. A partilha de conhecimento com um grupo eclético tem muito a agregar", enfatiza.

Outro participante, o administrador de empresas Bruno Gervásio, de Campo Grande (MS), sempre trabalhou com Tecnologia da Informação (TI). Há pouco tempo casado, agora cuida dos negócios da família da esposa, que sempre deixou as fazendas nas mãos de terceiros. "Saí de Belo Horizonte (MG) para trabalhar no campo. Acho o grupo heterogêneo, o que pode ajudar na troca de informações. Os instrutores têm bastante conhecimento e sabem passar o conteúdo", elogia.

A realização do curso é da Academia da Pecuária e da Coan Consultoria, tendo como parceiros a XP Investimentos e a Bigma Consultoria. Já estão abertas as vagas para a turma de 2012. Mais informações podem ser obtidas no site

ou pelo fone (19) 3671-5107.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025