Clones de café arábica estarão disponíveis em escala comercial em 2010
O Programa Boi Guardião mostra o compromisso do governo com o desmatamento zero, afirmou o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara), Aliomar Arapiraca.
O diretor participa, neste momento, do lançamento do programa que vai monitorar por satélite as fazendas de gado no bioma amazônico com o objetivo de conter o desmatamento.
Arapiraca enfatizou que o cadastramento das propriedades do Pará (primeiro estado a participar do programa) mostrou o grau, cada vez maior, de conscientização do pecuarista com a preservação do meio ambiente. Ele afirmou ainda que a iniciativa reforça a ideia de que é possível o crescimento econômico da região aliado à conservação do bioma.
Na fase piloto do programa, anunciado agora, serão monitorados seis municípios paraenses, onde são criadas quase quatro milhões de cabeças. Somente no município de Marabá, a 560 km de Belém, o rebanho ultrapassa um milhão de animais. Nessas seis cidades, 15.478 propriedades estão inseridas no programa e, de acordo com Arapiraca, até o final do ano, 80 mil fazendas do estado serão georrefenciadas (monitoradas pelo sistema de coordenadas geográficas).
Laila Muniz
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura